[*] Gildeci de Oliveira Leite

Como já anunciado, estamos realizando o II Webinário Estudos Amadianos no canal Universidade da Gente. Ao todo são nove programas de pós-graduação da UNEB, UEFS, UESC e UFBA, as Academias de Letras da Bahia, Ilhéus, Itabuna, Aracaju, quatro grupos de pesquisas na realização. Constam, também, entre os signatários a Casa do Rio Vermelho e a Fundação Casa de Jorge Amado, esta última desde nossa primeira edição. Engrossam ainda o caldo com receitas de Dona Flor e de Gabriela, o Institui Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos, além dos apoios institucionais das prefeituras de Salvador, Seabra, Palmeiras.

Para nossa felicidade, os Grupos de Pesquisas Crítica Literária e Identidade Cultural (CLIC) e o EICon (Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidade) foram contemplados em edital da Pró-reitoria de Extensão da UNEB, o que garantirá um livro com resultados do evento. Falando de livros, lembramos o apoio cultural da Companhia das Letras da Educação e da EDITUS (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC), ofertando e-books e livros a participantes.

As atividades começaram no dia 04 e irão até do dia 31. Tivemos a honra de ouvir a conferência Magna do Prof. Dr. Félix Ayoh’OMIDIRE (Obafemi Awolowo, University, Ile-Ife, Nigéria) e a belíssima saudação do presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi. O Webinário é um evento internacional de formação de leitores e professores. Em 2020, tivemos pesquisadoras e pesquisadores de diversos estados brasileiros, Itália e França. Agora em 2021, além da participação nacional, temos a Nigéria, Polônia, EUA, são 22 (vinte e duas) instituições de ensino superior do Brasil e demais países.

Esse breve relato e chamamento ao evento, serve, também, para desfazer um grande equívoco de Jorge Amado, lembrado por seu filho João Jorge Amado na mesa do dia 10 de agosto, portanto aniversário de 109 do pai, e por Josélia Aguiar no dia seguinte. Conforme ele e ela informaram, Jorge Amado afirmou que seria esquecido por 20 anos após sua morte, que engraçado, o evento chama-se II Webinário Estudos Amadianos: 20 anos de permanência. Procure o canal Universidade da Gente, veja a programação. Além de pesquisadores, participam escritores e imortais como Antônio Torres (ABL), Aleilton Fonseca, Ordep Serra, Cyro de Mattos, Edilene Matos, Sérgio Habib, Ruy Póvoas, Silmara Oliveira, Margarida Fahel, Raquel Rocha, Lurdes Rocha, Tica Simões, Maria Luiza Heine, Pawlo Cidade, Josélia Aguiar, Itamar Vieira Júnior, Socorro Acioli, Schneider Carpeggiani. Participe, deixe seu clique nessa iniciativa coordenada pelo CLIC! Viva Jorge Amado em seus 20 anos de permanência!

———————–

[*] É escritor, sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, professor do PPGELS (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade) — UNEB