Na última terça-feira, 29 de outubro, foi realizada no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral, a prova do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica, e teve festa com participação especial para comemorar. A prova contou com mais de 300 alunos, 95 deles, matriculados na 3ª série do nível médio. A adesão por parte dos alunos foi de 95%, sendo considerada um sucesso.

As avaliações de Língua e Matemática permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. No Dom Luciano, a expectativa foi grande por ser a primeira vez que a escola participa desde a sua adesão ao Ensino Integral.

“É um momento de colher resultados e analisar possíveis falhas ou comemorarmos nossos acertos. A prova é um medidor que auxilia nos caminhos a serem seguidos, objetivando melhores índices educacionais”, ressaltou o professor de língua da unidade de Ensino, Fabiano Oliveira.

A avaliação é considerada diagnóstica pela escola e é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os estudantes do 5º ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. Os estudantes do 9º ano, a 26 de cada disciplina. Esse número de questões é aplicado também aos estudantes do 3º ano do ensino médio.

“Informei aos alunos que fizessem com a mesma intensidade como se fosse o Enem, as questões devem ser vistas como um grande ensaio para o Exame Nacional do Nível Médio”, afirmou Fabiano.

Fábio Ribeiro e o show Fragmentos

Uma festa surpresa foi organizada para que os alunos relaxassem após a prova. A escola trouxe o cantor Fábio Ribeiro, com uma apresentação especial que mesclava as músicas do novo CD Fragmentos.

Levar música de qualidade para os jovens foi o propósito do artista, que se apresentou para mais de 300 estudantes. O show foi um presente para os alunos que neste domingo, 3 de novembro, participaram da prova do Enem.

Fábio Ribeiro é natural de Ribeirópolis, Sergipe, e reside em Aracaju há mais de dez anos.  Com mais de 15 anos de carreira, ele já fez aberturas de shows de bandas como Roupa Nova, RPM, Biquini Cavadão, Natiruts e  Banda Eva. Fábio tem como referências, principalmente, as bandas Legião Urbana, IRA, Nenhum de Nós e U2.

A trajetória

O cantor lançou em 2011 o primeiro álbum, intitulado “Recomeço”; em 2014, fez o lançamento de “Minha Cara”, ambos com músicas autorais e releituras. Em outubro deste ano, o seu terceiro CD foi lançado em plataformas digitais. Fragmentos é o nome do álbum que traz 16 canções autorais, repleto de participações especiais, dentre elas, o germânico Clide e a Portuguesa Filipa Vieira.