Por Sueli Carvalho

A cada nova edição, o projeto Vitrine Literária pensado pelo professor Fabiano Oliveira, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, ganha novas formas e temáticas diferenciadas, visando não somente manter o interesse e a participação dos estudantes como também atrair o público que prestigia o evento desde o início da realização, no ano de 2016.

Este ano a iniciativa chega a IV edição e traz como tema “O amor pelas lentes de Machado de Assis, José de Alencar e outras visões”. Além da temática, outra novidade do projeto Vitrine Literária 2019, que será realizado no dia 9 de fevereiro, às 17h30, é o local do evento, a Colina do Santo Antônio.

Colina de Santo Antônio será palco do Vitrine Literária 2019   Fotos: Fabiano Oliveira

O projeto é coordenado pelo professor Fabiano Oliveira e conta com a participação de 120 alunos das turmas do 1º Ano do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte. O objetivo é promover a relação entre a Literatura e as demais áreas do conhecimento.

Segundo o professor Fabiano, todos os anos a ideia do projeto é fortalecer a literatura enquanto arte, enquanto responsabilidade social. Ele ressaltou ainda a importância de trabalhar o tema do amor.

“O amor é um sentimento que perpassa por várias tendências literárias, mas com visões filosóficas diferentes. Nesta edição vamos ter o amor pelas lentes de dois grandes nomes da literatura – Machado de Assis e José de Alencar -, que foram contemporâneos, mas que tinham percepções muito diferentes desse sentimento, o amor real para um e o amor ideal para o outro. Somadas a literatura dos dois colocamos outras visões atendendo a solicitação dos alunos, que pediram para reescrever peças teatrais com a visão do amor na atualidade, um amor mais cotidiano que lembra o amor retratado pelo escritor Fernando Sabino”, afirma.

“Escolher o tema do amor, que é tão vasto, me deu uma felicidade quando eu vi o aluno aceitar autores que apesar de muito famosos não faziam parte da leitura deles”, diz o professor.

Estrutura e formato

Segundo Fabiano, este ano o evento contará com uma megaestrutura composta de um grande palco, luzes, leds, fumaça e telões. Tudo isso vai ser possível graças ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. A Vitrine Literária também conta com a parceria de Dora Fotografias.

Concentração total antes do início dos ensaios

O formato será de um programa de televisão e haverá diversas linguagens que se comunicarão com a literatura. “A literatura vira música, poesia, teatro e cinema. Nesse contexto, o amor será relido de várias formas. Para o público que curte teatro nós teremos Lucíola, Iracema, Dom Casmurro e Memória Póstumas de Brás Cubas; para o público que gosta da música, iremos trabalhar a canção “Fico assim sem você” de Adriana Calcanhoto; para quem gosta de poesia vamos trazer o lado poético e pouco conhecido de Machado de Assis e de José de Alencar, já que os dois eram grandes nomes voltados para o romance.

Cada apresentação tem três minutos para dar dinamismo ao evento nas duas horas de realização. “O formato agrada ao público justamente porque não é cansativo e por ser itinerante”, afirma Fabiano.

Protagonismo

A estudante do 1º Ano “E”, Gabriela Faria Santana, 15 anos, participa pela primeira vez da Vitrine Literária e está gostando muito. Segundo ela, o projeto possibilita mais aprendizado para os alunos. “É uma oportunidade de entrar em contato com autores como José de Alencar e Machado de Assis e também um aprendizado para a gente que vai fazer Enem daqui a dois anos”, diz.

 

Gabriela vai interpretar Lucíola e já conhece tudo sobre a personagem. “Lucíola, de José de Alencar fala sobre o amor vendido. Ela se vende para o vizinho para salvar a vida do pai, que acaba expulsando ela de casa aos 14 anos de idade. Quando Lucíola cresce vira uma prostituta, depois encontra Paulo, o amor da vida dela, só que ela se resguarda desse amor por se sentir impura. Interpretar um papel desses é difícil porque você tem que sentir a dor da personagem”, revela.

Pietro Joaquim dos Santos Melo, do 1º Ano “B” está atuando como roteirista e diretor da peça Senhora. Segundo ele, todos os alunos da turma estão muito focados e felizes com a participação no projeto.

Os estudantes contam com a valiosa assessoria do professor Wallace Santos, que é o produtor do projeto Vitrine Literária e cuida, juntamente com o professor Fabiano Oliveira, para que tudo saia perfeito. Agora, na fase de ensaios, ele acompanha tudo de perto, dando orientações  e dicas de interpretação e de dança para os estudantes.

Matrículas

As matrículas para quem deseja estudar no Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte iniciam no próximo mês de março. Os interessados em estudar lá devem fazer as inscrições online nos endereços: www.seed.se.gov.br e https://matriculaonline.seed.se.gov.br/