O Centro de Excelência Dom Luciano, em Aracaju-SE, tem muito o que comemorar. A escola recebeu na última semana o selo de qualidade da Unesco/ONU. Os projetos capitaneados pelo professor Fabiano Oliveira foram selecionados por seus cunhos pedagógicos e por ter função social. O Dom Luciano é, agora, credenciado à Rede de Escolas associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação. “Eles foram enviados há quase dois anos para análise e, só agora saiu o resultado. A Unesco é criteriosa na seleção. Fico feliz que minha escola possa usar esse selo internacional”, comora o professor.

Dentre os projetos em destaque do mestre sergipano, estão a Vitrine Literária que já está em sua IX edição e leva mais de 200 alunos para a rua com temas voltados para a cultura da paz, leitura e do combate aos preconceitos. Todos os anos as apresentações são feitas em praças públicas envolvendo uma grande estrutura física. “A vitrine é um presente para a nossa sociedade, nela assistimos meninos comuns virarem estrelas interpretando obras de autores como Graciliano Ramos, Machado de Assis e Chico Buarque”, destaca o educador.

O reconhecimento internacional como escola qualificada para usar o selo vem de Paris, local para onde os projetos são avaliados e selecionados por uma equipe especializada em temas sociais. O resultado foi comemorado pelo professor que vê uma porta aberta para que outros possam seguir e assim, todos juntos possam melhorar a educação do país. “O reconhecimento é incrível, é fruto de um trabalho árduo e ao mesmo tempo leve. Árduo porque é preciso dedicação, leitura e tempo e leve porque quando amamos o que fazemos, o caminho fica mais fácil”, disse.

Fabiano comemora o selo internacional que se junta a diversos prêmios que coleciona nos últimos anos – Fotos: Arquivo Pessoal

Outro projeto pedagógico já consagrado nacionalmente e qualificado pela Unesco é a famosa turnê O Enem, o Sonho & Você que está na VII Edição com o Enem é pop! A aula-show do professor já foi vista por mais de 45 mil alunos nos últimos anos, já tendo sido destaque na Rede Globo de televisão e passado por diversos estados com Destaque para o Ceará e Pará.

Fabiano comemora o selo internacional que se junta a diversos prêmios que coleciona nos últimos anos. “Esses prêmios não são meus, são dos meus alunos, são da escola pública do meu estado e do meu país”, afirmou.