O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF – tem se destacado nos últimos anos pelo financiamento na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Nesta segunda-feira, 10, será a vez da entrega dos documentos para mais seis municípios da região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA -, a partir das 10h. A AMA fica na Rua Dom Antônio Brandão, no Bairro do Farol, em Maceió.
A empresa contratada por licitação para a execução dos serviços, Premier Engenharia e Consultoria, concluiu a elaboração dos planos de saneamento de Feliz Deserto, Santana do Ipanema, Penedo, Piaçabuçu e Major Izidoro, em Alagoas, e de Pacatuba, município sergipano. Com o documento em mãos, o prefeito deverá encaminhar para apreciação da Câmara Municipal, a fim de que os vereadores o transformem em lei. Com a legislação aprovada, o gestor municipal poderá busca os recursos necessários para a implantação do saneamento em seu município.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explica que o documento não pertence ao Comitê, mas à sociedade. “O Comitê da Bacia do São Francisco é um dos maiores financiadores de planos de saneamento, posso afirmar, do Brasil. Temos investido firmemente para reduzir ao mínimo possível, na tentativa até mesmo de acabar com o lançamento de esgotos in natura no Rio São Francisco. Nosso objetivo é que esse rio transfronteiriço, de riqueza e diversidade que encanta a todos, seja respeitado e que receba maior quantidade de água, com qualidade”, resume Miranda.
Para que o município seja contemplado com o plano de saneamento, é necessária a manifestação dos gestores públicos. “Esse tem sido nosso comportamento desde o Alto São Francisco, até a nossa região do Baixo e todos os prefeitos que se manifestaram estão de parabéns, pois demonstram a preocupação com seus munícipes e o respeito ao nosso Velho Chico”, complementou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
*Fonte: CBHSF
Deixar Um Comentário