Nesta quinta-feira, 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgotos do Estado de Sergipe – Sindisan – promoverá atividades alusivas à data. Pela manhã, a partir das 9h, o sindicato estará na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, junto com entidades do movimento popular, dialogando com a população que passar pelo local sobre a importância da água como bem universal, essencial à vida e direito humano de todos.

Em parceria com o Sindisan, o Movimento dos Pequenos Agricultores de Sergipe -MPA/SE – aproveitará a ocasião deverá expor, nos espaços que o Sindisan disponibilizará na Praça, produtos agrícolas fruto do uso racional da água em regiões onde o MPA atua.

“Vamos poder mostrar a população o resultado do que produzimos graças ao acesso que temos à água, o que mostra a importância de estarmos defendendo à água como um direito de todos”, explicou Inês Martins Filho, camponesa e dirigente do MPA.

Caminhada

À tarde, às 15h, será realizada a segunda edição da Caminhada da Água, que este ano abordará o tema “Água é direito, não mercadoria”. A concentração será em frente à sede da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso.

Depois, a caminhada seguirá pelas ruas do Centro da Capital até a Praça Fausto Cardoso. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas participaram da Caminhada.

“Este ano, esperamos ampliar esse número, até para celebramos não só o Dia Mundial da Água, mas também a vitória que foi a retirada da Deso na lista das companhias de saneamento do País que estão sob estudos do BNDES para possível privatização. Foi uma grande conquista do Sindisan, dos trabalhadores dos movimentos sindical e da sociedade civil que apoiaram essa luta junto com o nosso sindicato”, explicou Sérgio Passos, secretário-geral da entidade.

* Com informações do Sindisan

Foto: Arquivo Ascom / Sindisan