A Eneva, principal operadora de gás natural do país, vai descarbonizar o carnaval fora de época de Aracaju. O bloco do Caranguejo Elétrico, uma das principais atrações do Pré-Caju, vai levar para a avenida um trio elétrico movido a gás natural liquefeito (GNL) – o gás natural é o combustível da transição energética e se apresenta como uma solução para descarbonizar o setor de transportes.

“Na Eneva, buscamos iniciativas e projetos para a descarbonização e que contribuam para uma economia de baixo carbono, alinhados à estratégia de crescimento da empresa. A substituição do óleo diesel pelo GNL no transporte pesado do país pode gerar uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2, além de diminuir as emissões de material particulado na atmosfera”, destaca o diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Lopes.

Parceira da Eneva, a VirtuGNL será responsável pela logística do trio elétrico. De acordo com o CEO da companhia, José de Moura Jr., o GNL será entregue em modal rodoviário, viabilizando a iniciativa.

“A VirtuGNL é uma empresa que investe no GNL como combustível de transição mais eficiente na pegada carbono. Essa tecnologia, amplamente difundida no mundo, em 2025 estará disponível no Brasil, com os pontos de abastecimentos para abastecer frota pesada que estão em construção e vão operar a partir de fevereiro no Norte e Nordeste do país e no final do próximo ano nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A substituição do diesel pelo gás natural liquefeito oferece uma alternativa eficiente e competitiva no mercado”, diz José de Moura Jr.

O trio elétrico vai ser comandado pelo cantor Luiz Caldas, um dos precursores do axé music no Brasil. A atração é aberta ao público. O Pré-Caju 2024 será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro.

Serviço:

O Caranguejo Elétrico vai partir da Orla de Atalaia, em Aracaju, no domingo (10), às 16h.

Corredor verde – Eneva lidera descarbonização do setor de transportes no país

A Eneva, em parceria com a Scania e a VirtuGNL, está liderando o desenvolvendo de um corredor logístico verde no país, com caminhões movidos a gás natural em substituição ao óleo diesel, que é mais poluente. Nesta parceria, a Eneva fornece o combustível (o gás natural liquefeito – GNL), a Scania é a fabricante dos caminhões e a VirtuGNL abastece os serviços logísticos de descarbonização, envolvendo a operação dos caminhões e postos de abastecimento. Incialmente, o combustível será utilizado em veículos que atendem contratos com Vale e Suzano para fornecimento de GNL no Maranhão.

————-

Fonte: Ascom

Foto: Divulgação/ Ascom