O governador Belivaldo Chagas se reuniu no início da noite dessa segunda-feira, 25, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, em Brasília, DF.
O encontro, que contou com a presença do deputado federal Fábio Reis, teve como objetivo solicitar a emissão de Autorização de Início da Obra – AIO -, referente às obras de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga (Adutora do Piauitinga), no Município de Lagarto. Na oportunidade, o governador também solicitou a liberação de outros recursos de obras hídricas e de projetos de água e esgoto que estão em andamento no Estado de Sergipe.
“Esta é uma obra importantíssima, que atende uma população de quase 200 mil habitantes na região Centro-Sul do Estado, contemplando os municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Uma obra fundamental, de grande alcance social, e para o desenvolvimento dessa região”, ressaltou Belivaldo.
A respeito da AIO, o ministro destacou que a análise já estava sendo feita e que a autorização não tinha sido emitida devido a falta do documento de autorização da Prefeitura de Lagarto, que só foi liberado na semana passada.
Ele ressaltou ainda que, com a demora do documento da Prefeitura de Lagarto, as coisas mudaram, e que a obra precisa primeiro entrar no Plano Nacional de Segurança Hídrica. O ministro garantiu que terá uma posição mais detalhada sobre o assunto até a segunda semana de abril.
Além disso, Rigodanzo destacou que o Governo Federal deverá realizar contingenciamentos no orçamento como um todo, o que pode afetar obras deste tipo. “Acredito que as decisões serão no mérito de importância, daquilo que possa levar um benefício concreto para a população”, complementou.
Também participaram da reunião, o secretário nacional de Saneamento, Jonathas Castro; o secretário de Representação em Brasília, Dernival Neto; o assessor econômico do Governo de Sergipe, Ricardo Lacerda; e o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto.
Sobre a Adutora do Piauitinga
A obra de ampliação da Adutora do Piauitinga, orçada em R$ 83,5 milhões, já possui os recursos garantidos por meio de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal e foi licitada há um ano, com autorização do Ministério das Cidades, que atualmente é o Ministério do Desenvolvimento Regional. Esta obra integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Com esse projeto de ampliação da infraestrutura sanitária, milhares de habitantes terão garantidos o acesso ao abastecimento de água tratada. A obra contará com 46,6 km de adutoras, uma captação, uma Estação de Tratamento de Água – ETA -, uma Estação Elevatória de Água Tratada – EEAT -, um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais. A obra é considerada de grande porte e terá um prazo de duração de 24 meses.
O Sistema Integrado do Piauitinga abastece as sedes municipais e diversas localidades rurais dos municípios de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde e Riachão do Dantas.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Deixar Um Comentário