O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, anuncia os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, que acontece no dia 26 de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos voltados para a promoção da diversidade e inclusão no Brasil.

Com destaque para a região Nordeste, os cinco finalistas apresentam diversidade em suas especialidades. A ilustradora indígena Yacunã Tuxá do povo “Tuxá Mãe”, localizada na Ilha da Viúva, às margens do rio São Francisco, estuda Letras na UFBA e foi indicada no pilar Cultura com a categoria Arte em Movimento. Com o objetivo de falar de questões de sexualidade e aceitação na comunidade indígena, suas ilustrações abordam a temática de forma sensível provocando a quebra do estereótipo da imagem associada ao indígena de 1500, sua centralidade é evidenciar a pluralidade do indígena contemporâneo.

No Pilar de Educação, a Escola afro-brasileira Maria Felipa foi indicada para a categoria Educação e Oportunidades de Salvador e Rio de Janeiro com destaque para o ensino básico afro-brasileiro e antiracista, com o ensino de libras voltado para a inclusão de pessoas surdas. Reconhecida internacionalmente com o Prêmio World’s Best School Prizes, com o Selo de escola antirracista – Selo Excelência UBORA mediante edital da Defensoria Pública da Bahia, além do 8° Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero no ano de 2022.

Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do MP baiano – Fotos: Divulgação/ID_BR

No Pilar Empregabilidade, a promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, dedicada ao combate contra o racismo e à intolerância religiosa, defesa das comunidades tradicionais e das cotas raciais foi indicada na categoria Liderança, com destaque para a sua atuação no poder judiciário perante a condição do racismo diante da sociedade civil, sendo coordenadora do grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural, da comissão de defesa dos direitos fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público.

Monique Evelle, empreendedora e cofundadora da Inventivos

Por fim, no mesmo Pilar, Monique Evelle considerada a personalidade negra mais influente do mundo em Negócios e Empreendedorismo, pelo MIPAD(ONU), e cofundadora da Inventivos – plataforma de formação, conexão e investimento para a nova geração de empreendedores do Brasil, foi indicada na categoria Trajetória Empreendedora representando a Bahia.

Desde a primeira edição, o Prêmio Sim à Igualdade Racial tem se destacado como uma plataforma essencial para celebrar e amplificar as vozes e iniciativas que lutam contra o racismo e promovem a equidade racial na sociedade. Com o apoio da Rede Globo, o evento será transmitido em rede nacional pela segunda vez e também pelo canal no YouTube do ID_BR, alcançando milhões de telespectadores em todo o país.

 Ao longo dos anos, o evento tem reconhecido líderes, organizações e projetos que se destacam em diversas áreas, incluindo cultura, educação, empregabilidade e ativismo. O prêmio destaca casos inspiradores de sucesso e impacto positivo na promoção da igualdade racial.

Neste ano, o Prêmio Sim à Igualdade Racial conta com o patrocínio das empresas Ambev, Assaí, Oreo, Carrefour, Mover, Vale, L’oreal e Sephora. Apoio das marcas, Coca Cola, Magalu, Aegea, Pepsico e parceria da Cidade das Artes, Prefeitura do Rio de Janeiro, Tour House e Promenade Hotel.

Acompanhe a transmissão da premiação de forma online pelo canal do ID_BR pelo Youtube ou pela TV Globo no dia 26 de maio, para saber os resultados finais de todas as categorias.

——————————

Fonte: ID_BR