A Caixa Econômica Federal informou na terça-feira, 30 de outubro, em nota que, com a aprovação da Resolução do Conselho Monetário Nacional – CMN – nº 4.691, está vigente o novo limite de financiamento do Sistema Financeiro de Habitação – SFH – para imóveis de até R$ 1,5 milhão. De acordo com a Caixa, o novo limite de avaliação passa a ser único para todos os municípios brasileiros.

Segundo a Caixa, com a medida, o cliente que até então financiaria seu imóvel no Sistema Financeiro Imobiliário – SFI -, passa a enquadrá-lo no SFH.  Além da elevação do valor financiado, limitado a 80% do valor de avaliação conforme regra do próprio CMN, o cliente poderá se beneficiar de taxas mais baratas e utilizar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS – tanto na entrada, como na aquisição total do imóvel.

Conforme a Caixa, o cliente poderá ainda utilizar o FGTS como pagamento de parte das prestações, em amortizações extraordinárias ou na liquidação – a qualquer tempo – do seu financiamento, conforme as regras do Fundo.

A alteração também se apresenta como mais um instrumento de aquecimento do setor da construção, ao permitir que clientes possam utilizar o FGTS no financiamento de imóveis do SFH com valores de até R$ 1,5 milhão. Segundo a Caixa, a Resolução representa mais do que um ato regulatório ao trazer melhorias importantes para o crédito imobiliário.

*Com informações da Caixa