Um homem de 25 anos e um adolescente de 17 anos, armados e encapuzados, invadiram na manhã desta quarta-feira, 13, a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, Grande São Paulo, e efetuaram disparos contra alunos e funcionários. Foram registradas 10 mortes (oito vítimas e os dois atiradores) e 11 feridos. As informações são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

De acordo com a SSP/SP, os corpos das oito vítimas da ocorrência foram encaminhados ao IML de Suzano. Já os dois atiradores foram encaminhados ao IML de Mogi das Cruzes. Todas as vítimas fatais já foram identificadas e duas já foram liberadas aos familiares.

O governador de São Paulo, João Doria, os secretários da Segurança Pública e Educação e os dirigentes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica acompanharam no local o trabalho de resgate e atendimento aos feridos. O governador decretou luto oficial de três dias no Estado. O Fundo Social determinou a limpeza da unidade escolar.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou dois psiquiatras e um psicólogo para dar apoio no atendimento às famílias e demais envolvidos na ocorrência, atuando em conjunto com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano. Os profissionais darão suporte no próprio Caps e a pasta está em contato permanente com a Prefeitura para auxiliar a cidade em qualquer necessidade. Profissionais estaduais de Saúde Mental, com equipes municipais, trabalharão conjuntamente na assistência psicológica nos próximos dias. Médicos do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências – Grau- atuaram ao lado dos Bombeiros e do Grupamento Aéreo (Águia), fortalecendo o trabalho do Resgate no atendimento pré-hospitalar às vítimas

Confira os nomes dos mortos e feridos:

Alunos da escola – óbito

  1. Caio Oliveira, 15 anos, estudante.
  2. Claiton Antonio Ribeiro, 17 anos, estudante.
  3. Douglas Murilo Celestino, 16 anos, estudante – socorrido ao Hospital de Clínicas Luzia Pinho de Melo, foi à óbito.
  4. Kaio Lucas da Costa Limeira, 15 anos, estudante.
  5. Samuel Melquiades Silva Oliveira, 16 anos, estudante.

Funcionárias da escola – óbito

  1. Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 anos.
  2. Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 anos.

Atiradores – óbito

  1. Guilherme Taucci Monteiro – 17 anos
  2. Luiz Henrique de Castro – 25 anos

Dono da locadora (tio do Guilherme)

  1. Jorge Antonio de Moraes, 51 anos – transferido do PSM de Suzano para o HC/FMUSP onde foi a óbito.

Feridos

  1. Adna Isabella Bezerra de Paula, 16 anos, transferida do PSM Suzano para o HC/FMUSP – estável, na emergência.
  2. Anderson Carrilho de Brito, 15 anos, transferido do PSM Suzano para o HC/FMUSP – estado grave, no centro cirúrgico.
  3. Beatriz Gonçalves Fernandes, 15 anos, estável no PSM de Suzano.
  4. Guilherme Ramos do Amaral, 14 anos , neste momento passa por cirurgia no PS de Suzano.
  5. Jenifer da Silva Cavalcante – HC Luzia de Pinho Melo, grave, porém estável, passou por procedimentos cirúrgicos e está sendo acompanhada pela equipe médica.
  6. José Vitor Ramos Lemos, (Hospital Santa Maria). É o que foi atingido com o machado.
  7. Leonardo Martinez Santos – socorrido ao HC Luzia de Pinho Melo – fraturou o tornozelo, será operado e passará por cirurgia.
  8. Leonardo Vinícius Santa Rosa, 20 anos, estava na Santa Casa de Suzano e foi transferido para o HC/FMUSP, estável no PS.
  9. Letícia de Melo Nunes, (Hospital Santa Maria – transferida para Hospital Geral de Itaquaquecetuba) – estável e sob acompanhamento especializado de cirurgia geral.
  10. Murillo Gomes Louro Benites, 15 anos – socorrido ao HC/FMUSP pelo Águia, estável no PS.
  11. Samuel Silva Félix, (Hospital Santa Maria).

 

* Com informações da Ascom da SSP/SP