A Fiat lançou no mercado o seu mais novo carro – o Argo. O modelo chega para dar ainda mais força à nova fase da Fiat no segmento de hatches no mercado brasileiro. Desde o pioneiro Fiat 147 até o mais recente Mobi, várias dinastias de hatches campeões de venda se sucederam, como as várias gerações do Uno e do Palio, ou ainda o premiado Punto.
O modelo é um hatch compacto, que se apresenta como uma verdadeira experiência premium dentro da categoria. Em sete versões combinando três motores e três tipos de câmbio: manual, GSR e automático de seis marchas, o modelo tem design de alma italiana e traz o equilíbrio nas proporções, a elegância nos detalhes e a esportividade tão desejada em um hatch.
A parte externa traz como destaques o capô longo e volumoso, que demonstra imponência e presença. Os faróis são bi-parábola, com guias de LEDS que deixam uma assinatura marcante e um olhar tecnológico. A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas do cofre do motor para se tornar um objeto tridimensional, rico em detalhes. Trata-se de uma linha moderna do design automotivo, também visto em modelos de segmento premium e em superesportivos europeus.
Características
A parte inferior reforça visualmente a largura do carro com as tomadas de ar esculpidas nas extremidades do para-choque. O efeito visual é imediato, com o aumento do “size-impression” e a percepção de equilíbrio nas formas.
Destacam-se no desenho volumoso as caixas de roda anabolizadas. O amplo entre-eixos permitiu explorar a forma como a luz se movimenta ao redor do carro, criando um efeito de luz e sombra que acentua a tensão e o espirito arrojado. O resultado é uma escultura dinâmica, sensual e atraente.
Na traseira, as lanternas têm desenho fragmentado e moderno, com formato em “C” apontando para o centro do logotipo FIAT e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira. O para-choque esportivo, com seu desenho extrator, enfatiza o caráter jovial do carro, ao mesmo tempo em que garante leveza ao conjunto.
Parte interna
O interior do Fiat Argo tem inspiração na arquitetura das grandes cidades. O painel inspira amplitude e beleza através de sua composição em três níveis, com elementos envolventes. A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção de imediato, assim como o belo layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar).
O aspecto esguio e leve do painel é complementado pelos detalhes: na camada superior, as saídas de ar laterais direcionadas para os ocupantes, a integração entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos.
Na camada intermediária, a faixa pintada incorpora as três saídas de ar centrais, inspiradas nos ícones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito “tecla de piano” é mais um item que confere modernidade e ineditismo em seu segmento.
Painel
O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio. Além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.
O painel de portas possui apoia braço recoberto em tecido integrado ao puxador. Os bancos elevaram o conforto e qualidade do acabamento, com volumes e contenções maiores. E o volante, traz elementos do universo das corridas, como empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.
Segurança
O veículo se destaca em segurança, introduzindo equipamentos antes presentes apenas no segmento dos hatches de médio porte. Entre eles, estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com Isofix, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões do modelo. Tem ainda controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, Hill-Holder – assistente para partida em rampas – e carroceria reforçada com aços de alto resistência.
Versões
O modelo chega em sete versões, oferecendo três opções de motores, três ofertas de transmissão e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT. As versões são:
Fiat Argo Drive 1.0 – de entrada, campeã de economia na categoria, vem equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque), com transmissão manual de cinco marchas -;
Fiat Argo Drive 1.3 – traz o motor Firefly 1.3 com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm, melhor do segmento, acoplado a transmissão manual de cinco marchas. Destaque para as retomadas sem igual nessa faixa de motorização -;
Fiat Argo Drive 1.3 GSR – se diferencia não apenas pela transmissão automatizada de cinco marchas GSR (Gear Smart Ride) Comfort, conta também com controle de tração, controle eletrônico de estabilidade e sistema Hill-Holder -;
Fiat Argo Precision 1.8 – conta com motor E.torQ 1.8 16V Evo VIS, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque (maiores valores para a categoria), acoplado à transmissão manual de cinco marchas. Na lista de itens de série, vale mencionar o sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bi-partido 60/40;
Fiat Argo Precision 1.8 AT6 – versão acrescenta o refinado câmbio automático de seis marchas, com possibilidade de trocas por paddle shifts junto ao volante. Inclui controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights -;
Fiat Argo HGT 1.8 – versão esportiva da gama combina visual imbatível à performance entregue pelo motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Oferece itens exclusivos, como o display multicolorido de 7 polegadas de alta definição e personalizável no quadro de instrumentos -;
Fiat Argo HGT 1.8 AT6 – máximo conforto e performance na condução com a versão topo de gama, que agrega o câmbio automático de seis marchas ao pacote. Possibilita trocas com recheio adicional de esportividade pelos paddle shifts junto ao volante, além do conforto do controle de velocidade e do apoio de braço para o motorista.
* Com informações da Fiat
Deixar Um Comentário