Hoje o dia é de celebração e homenagens. A cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe completa 164 anos. Fundada em 17 de março de 1855, Aracaju tem origem tupi e significa Cajueiro dos Papagaios.
A sua escolha para ser a sede administrativa de Sergipe foi feita por Inácio Joaquim Barbosa, então presidente da Província de Sergipe Del Rey. Antes, a sede administrativa era a cidade de São Cristóvão, mas como lá não havia mar e tinha a necessidade da construção de um porto para o escoamento da produção de açúcar, Aracaju foi elevada a condição de capital. Vale ressaltar que antes de ser capital, Aracaju era o povoado Santo Antônio de Aracaju.
A capital sergipana foi a segunda planejada do País. O seu desenho urbano foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro. O Centro da cidade foi o ponto de partida. Todas as ruas foram arrumadas na forma de um tabuleiro de xadrez, desembocando no Rio Sergipe.
Cortada pelos Rios Sergipe e Poxim, Aracaju chama a atenção dos visitantes pela tranquilidade, limpeza, a beleza dos seus atrativos e a hospitalidade do seu povo. Praiana, a cidade tem uma das mais belas orlas do Brasil.
Vale ressaltar ainda como principais pontos turísticos o Museu da Gente Sergipana, o Mirante da 13 de julho, a Colina de Santo Antônio, a Orla Por do Sol, a Orla da Atalaia, a Orlinha do Bairro Industrial, o Oceanários, as suas inúmeras praias, e os Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz.
Deixar Um Comentário