Dentro da programação dos 100 dias de governo da prefeita Emília Corrêa, o Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev),está lançando o projeto de acolhimento “Viver Bem Mais”. As ações serão desenvolvidas pelo recém-implantado Núcleo Psicossocial do instituto, pensando no público atual e também nos futuros aposentados.

O núcleo tem como coordenador o psicólogo Wagner Mendonça, e contará ainda com a psicóloga Simone Barbosa e a especialista e legislação previdenciária, Helena Santana.

“Seguindo a orientação da atual gestão municipal, o AjuPrev está iniciando um trabalho de conhecer mais de perto as demandas dos beneficiários, promovendo um atendimento humanizado. A proposta é que possamos olhar melhor para as pessoas, integrar ações e entregar resultados mais sólidos. É fazer um acolhimento para auxiliá-los e colocar o instituto à disposição para orientá-los sobre seus benefícios, esclarecendo dúvidas e outros assuntos”, ressalta Wagner Mendonça.

O coordenador tem acompanhado visitas da equipe do setor de Relacionamento, para fazer a Prova de Vida de beneficiários que não realizaram dentro do prazo estabelecido. Uma delas foi a professora Marifran Silveira Prado de Melo, de 85 anos.

“Foi muito bom receber a visita do pessoal do Aracaju Previdência hoje, pois não estava acertando fazer a Prova de Vida. É sempre bom poder conversar com visitantes”, disse a aposentada, que é casada com o médico aposentado pela Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Teles de Menezes, de 90 anos.

Viver Bem Mais

No projeto “Viver Bem Mais”, estão previstas ações para o público pré-aposentadoria, que irão desde educação previdenciária, financeira e jurídica; ansiedades e expectativas com a aposentadoria, e hábitos e qualidade de vida.

“A proposta é que essas pessoas comecem a pensar na aposentadoria e a planejá-la melhor, desde as finanças bem como a mudança de hábito e adequação da rotina diária à realidade de aposentado, para que tenham uma vida com sentido e propósitos. Esse trabalho envolve também conhecer a rede de apoio familiar e afetiva deles”, explica o coordenador do Núcleo Psicossocial do AjuPrev.

Já o público atual, que já é beneficiário do Aracaju Previdência, o objetivo é conhecer a situação dele, para ajudá-lo no que for possível.

“Queremos saber as dificuldades que enfrentam no dia a dia para orientá-los no que for possível. O projeto prevê a parceria com outros órgãos públicos, o Terceiro Setor e instituições terciárias. O Viver Bem Mais foi elaborado, seguindo as diretrizes da prefeita Emília Corrêa, que quer uma gestão próxima da população”, informa o diretor-presidente do AjuPrev, Luciano Paz.

O trabalho envolve uma busca ativa de beneficiários com necessidade de auxílio para a criação de cadastro com as pessoas assistidas. O recém-implantado núcleo fará o acompanhamento psicossocial e de demandas que os aposentados e pensionistas do Ajuprev possuem com outros órgãos municipais.

“Já iniciamos esse contato, tanto com outros órgãos do município, como também acompanhando algumas visitas realizadas pela Diretoria de Relacionamento, para fazer uma busca ativa e realizar a Prova de Vida. A partir daí, pretendemos desenvolver ações consistentes e que atendam às necessidades do nosso público”, relata Wagner Mendonça.

————-

Fonte: Ascom/AjuPrev
Foto: Ascom/AjuPrev