O coração do Brasil bateu mais forte de 26 a 28 de setembro. A Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav Nacional encerrou, neste sábado (28), a 51ª edição da Abav Expo com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento e 50% de ocupação garantida para a edição que será realizada no Rio de Janeiro, em 2025. Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, o evento contou com 40% dos visitantes vindos de outros estados, gerando negócios e promovendo destinos nacionais e internacionais com um objetivo: fortalecer o Turismo no país e na cidade anfitriã.

“Brasília é um lugar que eu tenho um carinho enorme, é um lugar que traz lembranças de infância, pois nasci aqui. Agora, agregamos a experiência de realizar uma Abav Expo sob a minha gestão nesta cidade, que é muito especial. E colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos estandes fechados para a próxima feira no Riocentro. E o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começa agora”, enfatiza Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional.

A programação trouxe mais de 60 capacitações, rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais de todas as unidades federativas e de 22 países. Foram 198 estandes e quase duas mil marcas participantes, entre agências de viagens, operadoras e empresas ligadas ao setor. O evento também abriu as portas para o público em geral, no dia 28, com a entrada solidária revertida para a organização humanitária Médico sem Fronteiras.

Novidades Abav Expo 51

Uma das inovações desta edição, o Desafio Abav teve 20% de adesão entre os visitantes. A gamificação ofereceu trilhas personalizadas, proporcionando uma melhor experiência para o público. Também foram distribuídas recompensas como vouchers para parques aquáticos, hospedagens, passeios, produtos artesanais, passagens nacionais e internacionais e outras experiências.

Arena especialização

A Judicialização no setor turístico foi tema de palestra no Abav Talks deste sábado. Mediada pelo presidente da Abav/MS, João Evaristo, o debate contou com a participação do Assessor Jurídico da Abav Nacional, Marcelo M. Oliveira, a assessora jurídica da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Lirian Cavalhero, e o diretor de Relações Externas e Sustentabilidade da Iata, Marcelo Pedroso. O acesso à Justiça no setor, danos morais, processos e elementos jurídicos essenciais deram o tom do talk, que também abordou a importância de utilizar os dispositivos e tecnologias como aliados para reduzir os processos no país.

A Arena Especialização também recebeu a palestra sobre Diversidade, apresentada pela Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) e Site Finíssimo. Durante a apresentação, os palestrantes destacaram o Brasil como um dos maiores mercados de turismo LGBTQ+ do mundo, reconhecido por sua diversidade e segurança. Em 2023, o país sediou mais de 300 Paradas do Orgulho LGBTQ+, impulsionando segmentos como turismo de aventura, cultural, gastronômico, esportivo e de celebrações homoafetivas. Clovis Casemiro, da IGLTA, e Thiago Malva, editor do Site Finíssimo, discutiram estratégias para agentes de viagem fidelizarem este público e expandirem suas ofertas, reforçando o Brasil como um destino inclusivo e atrativo.

Arena Estratégia

O Sebrae promoveu o painel “Territórios Empreendedores: Como Desenvolver Territórios Turísticos”, destacando experiências do Nordeste Goiano (GO) e Litoral Ocidental (MA). Participaram Charles Dumaresq (Sebrae/GO), Flávia Nadler (Sebrae/MA), Adriano Paulino (Associação Kalunga), e o empresário Branco Melo. O debate focou no turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e valorização cultural, reforçando a importância de parcerias para o turismo sustentável.

Arena Inovabilidade

Fernando Mesquita (presidente da Rural Tour) esteve presente na Arena Inovabilidade para falar sobre Turismo Inclusivo. Com uma abordagem leve e divertida, o presidente contou sobre seu trabalho no meio rural e evidenciou a importância do turismo de experiência, com produtos artesanais e agrícolas. Mesquita ainda explicou sobre a necessidade do equilíbrio na sustentabilidade social. O público participou da apresentação com perguntas e comentários, demonstrando interesse pelo tema em diversas áreas: rural, hoteleiro, aviação, comercial, entre outros. O palestrante ainda reforçou a importância da comunicação como uma via de mão dupla entre empresas, fornecedores e pessoas PCD’s para fornecer o melhor atendimento.


Fonte: Abav

Foto: Ascom/Abav