Anualmente crescem as estatísticas de novos casos de câncer de mama, só esse ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA -, foram 66.000 casos. Apesar de todos os cuidados que é preciso ter durante a pandemia por Covid-19, os exames principais que detectam os cânceres, não devem deixar de ser realizados, respeitando as recomendações de cada contexto local, a condição de cada indivíduo e o cenário epidemiológico. O mastologista do Hapvida, Francisco Farias, alerta para que as mulheres percebam os sinais.

“É muito importante que o primeiro sinal, como caroço, saída de secreção sanguinolenta pelo mamilo, ou saída de água de rocha pelo mamilo a mulher procure um mastologista para que ele possa averiguar qual é o problema”, ressalta.

O especialista informa que os fatores de risco para o câncer de mama são vários, desde a hábitos alimentares, comportamentais e fatores genéticos, como a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentação com muita gordura, tabagismo e outros.

Por ser considerado um dos cânceres mais silenciosos, os especialistas fazem o alerta para que seja diagnosticado precocemente. Durante todo o mês de outubro, é realizado o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização e informação a respeito do câncer de mama, e é veiculada por redes, ongs, gestões públicas e demais organizações que tratem da saúde da mulher.

—————————————–

Fonte: Hapvida

Foto: Divulgação