Por Rosa Meire Carvalho

Os corações dos baianos não esconderam a tristeza com a notícia da morte do escritor, compositor e professor Jorge Portugal, ex-secretário estadual de Cultura, na noite desta segunda-feira, 3 de agosto, aos 63 anos. A notícia tomou a todos de surpresa. O professor foi internado no final da tarde, em estado grave na UTI do Hospital Regional Roberto Santos, com quadro de choque cardiogênico, com o coração apresentando dificuldade de bombear sangue. Dada à gravidade, o professor foi colocado em estado de coma induzido.

O professor passou mal em casa e foi socorrido por uma ambulância do SAMU. Segundo informações, durante o trajeto até o hospital sofreu quatro paradas cardiorrespiratórias, chegando em estado de insuficiência cardíaca crítica. A morte ocorrida às 20h15 foi confirmada através de boletim divulgado à imprensa pelo Hospital Roberto Santos. Portugal iria completar 64 anos na quarta-feira , dia 5.

Professor de português de escolas e cursos pré-vestibulares em Salvador, Jorge Portugal ganhou fama e tornou-se referência no ensino a partir das aulas transmitidas em um programa de televisão que apresentou por quase 10 anos em uma emissora local de Salvador. Nasceu em Santo Amaro, em 1956, cidade do Recôncavo Baiano. Poeta e compositor, era formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Deixa esposa e três filhos. E muitos amigos. Ocupou entre os anos 2015 a 2017 o cargo de Secretário da Cultura do Estado.

O governador da Bahia e também o prefeito ACM Neto lamentaram a morte inesperada do professor: “A Bahia perde hoje um grande professor, poeta e compositor que trouxe valiosas contribuições para a educação e cultura da nossa terra”, disse o prefeito. Rui Costa decretou luto oficial nesta terça-feira, dia 4. Em nota, Rui Costa lamentou o que considerou “uma grande perda” e lembrou verso da famosa canção Só se vê na Bahia. “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”, composta por Jorge Portugal, em parceria com Roberto Mendes.

Muito querido, Jorge Portugal deixou triste os baianos que se utilizaram das redes sociais para se expressar. Políticos como a deputada Lídice da Mata (PSB) que lamentou a perda do amigo de juventude, com quem continuava a conviver e a fazer planos. “Este ano, o recebi em nosso gabinete e definimos que ele seria candidato a vereador de Salvador pelo PSB. Portugal foi um grande professor, agitador cultural, compositor e apresentador de TV. Deixa uma grande lacuna nestes setores e um vazio em nossos corações”, afirmou a deputada em uma rede social.

Jorge Portugal foi importante compositor, com músicas gravadas pelo baiano Lazzo Matumbi e outros grandes artistas, como Elba Ramalho, Maria Bethânia e Gal Costa. Deixa dentre suas muitas canções, “A massa”, escrita em parceria com Raimundo Sodré, gravada nos anos 1980.

—————————————————–

Foto: Elói Corrêa / Secom GOVBA