Desde o dia 8 de abril, 185 jovens que participam dos cursos regulares do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM – em Aracaju, participam de um ‘Desafio Sustentável’. A atividade desenvolvida em quatro etapas segue até o dia 31 de maio e busca despertar os alunos para a importância da preservação do meio do ambiente e da adoção de práticas sustentáveis.

“O Instituto JCPM busca elevar o potencial de empregabilidade e estimular o crescimento profissional e intelectual dos jovens, além de discutir questões comportamentais capazes de aprimorar o desempenho deles no mercado de trabalho”, explica Débora Guerra, coordenadora de Projeto do IJCPM em Aracaju.

Durante o desafio, os participantes são estimulados a arrecadar resíduos recicláveis, realizar pesquisas e visitas técnicas em instituições ligadas aos resíduos sólidos, recursos hídricos e sustentabilidade e exercitar suas habilidades e competências, elaborando uma apresentação criativa sobre um tema ambiental. Eles também realizam estudos de economia de água e energia, além de análises sobre como estas contas são calculadas.

Em um mês do desafio, já foram coletados 700 quilos de material reciclável.

Pare de Passar Pano

Outra iniciativa de engajamento social, que proporcionou importantes reflexões sobre cidadania, foi realizada no dia 27 de março, na sede do IJCPM no Shopping Jardins. Na manhã daquele sábado, os jovens participaram de uma oficina junto ao projeto “Pare de Passar Pano” criado pelas estudantes de Publicidade, Thaissa Tupinambá e Beatriz Sotero.

Com o objetivo de questionar e provocar reflexões sobre atitudes sexistas, machistas e homofóbicas, a dupla cria frases contra desigualdades de gênero e violência e as propaga utilizando ‘lambes’. Os cartazes artísticos em referência ao ‘lambe-lambe’, antiga arte de colar pôsteres de apelo social nas ruas, ficam disponíveis para download no site paredepassarpano.com.br. Assim, todo cidadão pode imprimir e colar as mensagens ou compartilhá-las nas redes sociais.

Após terem conhecido o projeto e trocado experiências com as criadoras do projeto, os jovens do IJCPM produziram seus próprios cartazes e os fixaram em uma das paredes do instituto.

IJCPM

O Instituto JCPM de Compromisso Social nasceu em Recife (PE) no final de 2006. Hoje, conta com seis unidades instaladas em quatro Estados – Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe –, atuando prioritariamente nas comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo João Carlos Paes Mendonça. Em cada unidade, desenvolve atividades que promovem os crescimentos profissional e intelectual e elevam o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos, egressos ou estudantes da rede pública de ensino.

O IJCPM foi implantado na capital sergipana em dezembro de 2016 e as atividades iniciaram em 2017. A unidade está localizada no Shopping Jardins e oferece cursos gratuitos em diversas áreas como qualificação para o varejo, informática, inglês, multidisciplinar, além de oficinas de teatro, fotografia, automaquiagem, dentre outras atividades. O instituto também auxilia o jovem a se inserir no mercado de trabalho. A partir das conclusões das turmas, é formado um Banco de Currículos cujo objetivo é fazer a ligação entre empregadores e a mão de obra recém-formada.

Hoje, 318 jovens participam dos cinco cursos que estão sendo realizados no IJCPM. Ao todo, são 20 turmas em andamento, sendo oito do curso de Informática, quatro de Multidisciplinar, quatro de Inglês, duas turmas de Atendimento ao Cliente e duas de Oratória. De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, 700 jovens concluíram cursos e oficinas realizados pelo IJCPM Aracaju. Até março de 2019, 176 foram inseridos no mercado de trabalho.

 

Fonte: Shopping Jardins

Foto: Marcel Magalhães