Hoje o dia é de celebração e homenagens. A cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe completa 164 anos. Fundada em 17 de março de 1855, Aracaju tem origem tupi e significa Cajueiro dos Papagaios.

A sua escolha para ser a sede administrativa de Sergipe foi feita por Inácio Joaquim Barbosa, então presidente da Província de Sergipe Del Rey. Antes, a sede administrativa era a cidade de São Cristóvão, mas como lá não havia mar e tinha a necessidade da construção de um porto para o escoamento da produção de açúcar, Aracaju foi elevada a condição de capital. Vale ressaltar que antes de ser capital, Aracaju era o povoado Santo Antônio de Aracaju.

A capital sergipana foi a segunda planejada do País. O seu desenho urbano foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro. O Centro da cidade foi o ponto de partida. Todas as ruas foram arrumadas na forma de um tabuleiro de xadrez, desembocando no Rio Sergipe.

Avenida Ivo do Prado, margeada pelo Rio Sergipe

Cortada pelos Rios Sergipe e Poxim, Aracaju chama a atenção dos visitantes pela tranquilidade, limpeza, a beleza dos seus atrativos e a hospitalidade do seu povo. Praiana, a cidade tem uma das mais belas orlas do Brasil.

Relógio do Mercado Antônio Franco Fotos: Sueli Carvalho

Vale ressaltar ainda como principais pontos turísticos o Museu da Gente Sergipana, o Mirante da 13 de julho, a Colina de Santo Antônio, a Orla Por do Sol, a Orla da Atalaia, a Orlinha do Bairro Industrial, o Oceanários, as suas inúmeras praias, e os Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz.