Por Sueli Carvalho

O palco da IV edição do Projeto Vitrine Literária do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte este ano será um lugar bem especial, a Colina do Santo Antônio, local onde Aracaju nasceu e do qual os aracajuanos nutrem um grande carinho.

Vai ser lá, que neste sábado, 9, às 17h30, os estudantes do Dom Luciano vão falar de amor.  O tema do Vitrine Literária será “O amor pelas lentes de Machado de Assis, José de Alencar e outras visões”. Por meio dessa temática, os 120 alunos das turmas do 1º Ano irão explorar não somente a literatura das obras dos autores Machado de Assis, José de Alencar e escritores da atualidade, a exemplo de Fernando Sabino, bem como as mais diferentes expressões artísticas como música, poesia, teatro e cinema.

Fabiano: “Conectar a literatura com outras artes é mágico” 

De acordo com o coordenador do projeto, professor Fabiano Oliveira, este ano o evento ficou ainda maior e foi à rua. A expectativa é de que os alunos façam como edições anteriores e mostrem o melhor de cada um. “O que nos surpreendeu este ano foram às parcerias que ajudaram a edificar o projeto”.

Compromisso

“Nesta edição, o Vitrine Literária tem o apoio do Governo de Estado, de Dôra Mendonça Fotografias, de Karol confecções e da Chaloc Tecidos. Eles acreditaram na ideia e isso nos deu mais força”, enfatizou.

Quanto ao tema, o amor na visão Machadiana, Alencariana e outras visões, Fabiano Oliveira ressalta que traz a participação maior do aluno para dizer como ele enxerga o amor na atualidade. “Músicas, literaturas diversas, teatralizações e poesias irão deixar o público apaixonado pelo talento dos alunos”, destaca.

Para o coordenador do projeto, o comprometimento dos alunos e da equipe é fundamental para o sucesso da iniciativa. “É preciso acreditar neles, mesmo quando eles não se acreditam. O grande desafio é trabalhar a autoestima do aluno que, geralmente, é baixa e só no meio da produção se descobre capaz. Estou ansioso para ver o resultado no palco. Os dias que antecedem o evento são uma loucura. Ensaios, roteiros, discussões fazem parte do processo de aprendizagem. No fim, sei que cada um deu o seu melhor. Conectar a literatura com outras artes é mágico e poder abordar um tema tão importante quanto o amor faz com que eu fique mais apaixonado pelo trabalho dos alunos”, afirmou.

Experiência

Estudantes se empenham para fazer bonito no dia da apresentação  Fotos: Fabiano Oliveira

A aluna Victória Bomfim, do 1º ano F, faz parte da coreografia e produção do espetáculo junto com alguns colegas. Ela disse que foi necessário muito treino para deixar tudo no ponto! “Fizemos um espetáculo com uma cara diferenciada e que vale muito a pena ir assistir”, garante.

Victória afirma que participar do projeto Vitrine Literária do Centro de Excelência Dom Luciano está sendo uma experiência sensacional. “Desenvolvemos habilidades que muitas vezes nem sabíamos que tínhamos. Sem contar que fez com tivéssemos uma convivência maior com os colegas da escola, deixou de ser troca de olhares no corredor para amizades essenciais”, comentou.

A temática do amor está em evidência no Projeto Vitrine Literária

Sobre a proximidade da estreia, ela revelou que está extremamente ansiosa. “Na verdade são milhões de sentimentos! Estou bem nervosa e espero que de tudo certo e que o publico goste!”

Novidades

Nesta edição, o projeto também traz como novidade o Prêmio Vitrine. A iniciativa visa valorizar os destaques e incentivar a criatividade.  Segundo Fabiano Oliveira, o prêmio é dado aos melhores e traz mais de 12 categorias. “Este ano será difícil escolher”, diz.