A Secretaria de Estado da Saúde – SES – divulgou nessa sexta-feira, 18, os dados do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação – LIRAa – do ano. De acordo com o índice de classificação de janeiro de 2019 46 municípios estão em baixo risco, 24 em médio e cinco em alto risco.
Os municípios de Nossa Senhora das Dores e Tomar do Geru que em 2018 estavam com alto risco de infestação, passaram para médio e baixo, respectivamente. Já Feira Nova e Riachão do Dantas passaram a fazer parte do nível alto, juntamente com Salgado, Simão Dias e Nossa Senhora de Lourdes que terminaram o ano de 2018 em alto risco e permaneceram com o mesmo nível em 2019.
O Aedes aegipty é o vetor transmissor de três doenças preocupantes: dengue, chikungunya e zika vírus e os municípios que apareceram ou permanecem em alto risco precisam verificar onde estão ocorrendo as falhas no trabalho de combate ao mosquito, o que está havendo para que o número de infestações não reduza.
A gerente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica do Estado, Sidney Lourdes Cesar Souza Sá, afirma que será realizada uma programação nos municípios que se encontram em alto risco e em médio risco, mas bem próximo do alto, para aplicação de fumacê. “Porém, o fumacê não é ferramenta única para o controle e prevenção das arboviroses. Essa é mais uma ferramenta que estamos disponibilizando para o gestor municipal intensificar as ações. A ação do agente precisa ser contínua, mesmo com o carro fumacê passando no território municipal. É preciso intensificar as ações, de forma a melhorar os indicadores”, reforça Sidney.
* Com informações da SES
Foto: Agência Brasil
Deixar Um Comentário