Bolsistas, pesquisadores, jornalistas, comunicadores, inventores e empresários em atividades científicas e tecnológicas inovadoras têm até o dia 17 de setembro para se inscreverem no 10º Prêmio João Ribeiro. O objetivo do Prêmio é incentivar, através de premiação, a pesquisa em C,T&I e a Comunicação Científica no Estado de Sergipe que apresentem destaque e relevância.

As inscrições e entrega das propostas online acontecem até o dia 17 de setembro. Já a entrega da proposta impressa na Fapitec deverá ser feita até dia 18 de setembro. A divulgação dos candidatos premiados no portal da Fapitec/SE e a publicação no Diário Oficial do Estado serão realizadas até a partir do dia 1º de novembro.

O valor total do edital é de R$ 45 mil, sendo de até R$ 36 mil para o pagamento dos prêmios. O edital do 10º Prêmio João Ribeiro está disponível no site www.fapitec.se.gov.br. Mais informações podem ser obtidas com as Coordenações dos Programas Procit e Proint pelo telefone: 3259-3007.

O homenageado

João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes nasceu no Município de Laranjeiras, em 24 de junho de 1860. João Ribeiro conseguiu se destacar no meio intelectual do Rio de Janeiro entre a metade do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. Foi professor, jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, tradutor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras. Ele escreveu numerosas obras didáticas, gramáticas, antologias e compêndios, das quais se destacam: “História do Brasil” (1900) e a “Seleta Clássica” (1905). Como filólogo, destacam-se: “Dicionário gramatical”, “Estudos filológicos”, “Frases feitas” e “Curiosidades verbais”. Outra vertente do sergipano na literatura foi seu lado humanístico, escrevendo: “Páginas de estética”, “O Fabordão”, “Notas de um estudante”, “Colméia” e “Cartas devolvidas”. O escritor também foi um grande colaborador para a divulgação do jornalismo científico nacional.

Fonte: Fapitec/SE