A paralisação dos caminhoneiros permanece em Sergipe. Hoje, o movimento completa o sétimo dia e nas rodovias do Estado ainda há pontos de bloqueios. Nas cidades de Estância e Lagarto houve manifestações pelas ruas em apoio aos caminhoneiros.

Os reflexos da paralisação são muitos, em razão do desabastecimento nos postos de combustíveis. Os motoristas enfrentam longas filas para tentar abastecer os veículos nos postos de combustíveis da Capital e Interior do Estado. Somente alguns estabelecimentos dispõem dos produtos.

Além disso, a coleta de lixo na Capital também ficou prejudicada. E já começa a faltar alguns produtos alimentícios na Central de Abastecimento de Sergipe, em feiras e supermercados.

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira se reuniu com o secretariado na tarde do domingo, 27, para estabelecer a criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise.  O objetivo é fazer com que a população continue tendo acesso ao transporte público e à rede de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social municipais, além de ter asseguradas a coleta do lixo domiciliar e a operação tapa-buraco.

Reunião de emergência

Reunião de emergência com secretários estaduais  Foto: Victor Ribeiro / ASN

Hoje, 28, todas as escolas (especialmente as creches), as unidades básicas de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco, além dos 16 Centros de Referência da Assistência Social, abrigos e casas-lares funcionam normalmente.

Na última sexta-feira, 25, à tarde, o governador Belivaldo Chagas realizou uma reunião de emergência com os secretários estaduais para decidir pelo Decreto de Situação de Emergência no Estado de Sergipe. O objetivo da medida, realizada em reunião no Palácio de Despachos, foi a de deliberar as providências necessárias que garantam o fornecimento de serviços essenciais, como de Saúde e de Segurança Pública.

No encontro ficou decidido que as aulas das escolas públicas estaduais estariam suspensas nesta segunda-feira, 28. “Se persistir essa situação, a partir da segunda a gente vê a possibilidade de continuar com a suspensão ou não na rede estadual”, reforçou o governador.

Escolta

Além disso, foram tomadas medidas de segurança para promover o abastecimento de combustível em viaturas e ambulâncias.

Nesta segunda-feira, 28, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso – prevendo a continuidade das manifestações que se estendem em todo país, e preocupada com o abastecimento de água em todo Estado, solicitou a Polícia Rodoviária Federal – PRF -, escolta para os caminhões carregados de sulfato líquido e cloro, ambos utilizados para tratamento e purificação da água distribuída pela Deso a população sergipana.

De acordo com a Deso, devido ao suporte da PRF, os caminhões da empresa foram conduzidos até o Centro de Armazenamento de produtos químicos. Com a colaboração dos policiais para chegada dos produtos, está sendo possível assegurar o abastecimento de água regularizado.

Transporte

Somente 70% da frota de ônibus está operando nesta segunda Foto: Ascom / Setransp

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – as empresas operadoras do transporte de Aracaju e Região Metropolitana estão prestando o serviço com 70% da sua frota de ônibus, diante da necessidade de racionamento de combustível, na expectativa que o serviço possa ser mantido por mais dias.

Educação

Na UFS, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira Foto: Adilson Andrade / Ascom UFS

A Universidade Tiradentes suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas em todos os Campi e Polos EaD, a partir das 18h30 de hoje, 28, em virtude dos últimos acontecimentos que impactam o País.

Em nota, a Reitoria da Universidade Federal de Sergipe revelou que as aulas da instituição estão suspensas nesta segunda-feira, 28. Segundo a Reitoria, somente permanecerão em funcionamento os serviços essenciais de manutenção, vigilância e as unidades de saúde de Aracaju e Lagarto.

A Reitoria do Instituto Federal de Educação de Sergipe – IFS – também divulgou nota solicitando aos professores que evitem atividades avaliativas ou venham a ministrar novos conteúdos nesta segunda-feira, 28, para que os estudantes não sejam prejudicados. Novas orientações poderão ser dadas pela equipe pedagógica de cada campus, respeitando a autonomia institucional e as suas particularidades.

Ponto facultativo

Câmara de Aracaju hoje não teve expediente Foto: Sueli Carvalho

Diversos órgãos suspenderam as atividades nesta segunda-feira em razão da dificuldade de locomoção dos servidores por causa da paralisação dos caminhoneiros. Entre eles, o Ministério Público Estadual, a Defesa Civil, o Tribunal de Justiça de Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju e o Tribunal Regional do Trabalho.