No próximo sábado, 7, das 8h às 14h, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe realiza o mutirão de saúde alusivo ao Dia Mundial de Saúde. O evento é uma iniciativa do Núcleo da Saúde e do projeto Defensor Público na sua Comunidade. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e do Serviço Social da Indústria – Sesi.

Durante o mutirão serão disponibilizados serviços de orientação jurídica e encaminhamentos para resolução administrativa de exames, medicamentos, cirurgias, internamentos, suplementos, próteses e órteses, além de assistência jurídica em diversas áreas de direito de família e sucessões como pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA, inventário, revisão de pensão, regulamentação de visitas, segunda-via de documentos, entre outros.

Será oferecida ainda aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST -, avaliação antropométrica, atendimento pé diabético, massagem, acupuntura, escovódromo e distribuição de preservativos.

A resolução administrativa das questões de saúde será realizada por meio do Projeto da Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, que conta com a parceria das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Só em 2017, foram solucionados extrajudicialmente cerca de 400 procedimentos de saúde.

Fotos: Divulgação / Defensoria Pública de Sergipe

“A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública do Estado aproxima os atores responsáveis pela prestação dos serviços de saúde e propicia o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS – ao identificar suas falhas e possibilitar a correção destas, além de gerar economia aos cofres públicos ao evitar o ajuizamento de demandas judiciais e, eventuais sequestros, proporcionando maior satisfação ao assistido que tem sua demanda de saúde resolvida de forma mais célere”, disse o defensor público diretor do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine.

 

* Com informações da Defensoria Pública de Sergipe