Planejamento luminotécnico influencia na estética e pode até gerar economia

Conforto visual, melhor aproveitamento do ambiente e economia de energia. A idealização da iluminação pode trazer benefícios diversos, mesclando resultados práticos e visuais arrojados. “Um planejamento luminotécnico bem definido traz conforto e economia de energia ao usuário, além de valorizar espaços, produtos e a qualidade de luz, para que o ambiente possa ser utilizado da melhor maneira”, explica a lighting designer da Templuz, Lorena Mattos.

Segundo Mattos, cada situação e ambiente pede um tipo de iluminação de acordo com a cena. “A iluminação pode ser configurada de acordo com o desejo do cliente. Com um projeto de automação, por exemplo, é possível controlar a iluminação da casa de forma a deixar um mesmo local com a luz perfeita para um jantar romântico ou para um dia de estudos”, exemplifica.

Mattos aponta as cores da lâmpada como outro artifício para alterar o clima. “As luzes amarelas são muito utilizadas em quartos por trazerem ideia de conforto e aconchego, enquanto as brancas ficam melhor em cozinhas ou banheiros por transmitirem a sensação de limpeza”, comenta.

Quando o assunto é economia, Mattos afirma que, apesar de mais caras, as lâmpadas LED se pagam ao longo do tempo de uso, pois são extremamente mais econômicas no consumo de eletricidade e duram mais. Outra opção é fazer o planejamento ainda em fase de construção a fim de aproveitar, inclusive, a iluminação natural.

 

Fonte: Hipertexto Comunicação Empresarial

Foto: Divulgação