Os vencedores da 33ª edição do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e da 29ª do Prêmio Destaque Franchising foram anunciados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) na noite da última sexta, dia 9 de maio. A entrega dos prêmios aconteceu no Golden Hall do WTC, na capital paulista. A Sodiê Doces sagrou-se a vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano. Wilson Belchior da Silveira Junior e Fabiana Biliazzi Oliveira da Silveira, da rede CNA, foram eleitos os Franqueados do Ano. Os convidados também puderam conhecer a Personalidade do Ano do Franchising, Caito Maia, CEO e fundador da Chili Beans; e a Personalidade Pública do Ano do Franchising, o senador Laércio Oliveira.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, não esconde a satisfação com os laureados do ano. “Vendo este grupo de agraciados com os prêmios de 2025 me sinto feliz por perceber que são profissionais que batalham todos os dias em suas esferas para que o franchising brasileiro seja reconhecido não apenas dentro do nosso país, mas também mundo afora como um sistema que realmente funciona, e de maneira ética, pautado em responsabilidade e na vontade de crescer de maneira orgânica, gerando empregos e renda a cada vez mais pessoas”.
Maior franquia de bolos artesanais do Brasil, a Sodiê Doces sagrou-se a vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano. A conquista é baseada, entre outros fatores, à sua pontuação na Pesquisa do SEF. A Sodiê Doces foi fundada em 1997, em Salto, interior de São Paulo, em um espaço de 20m², por Cleusa Maria da Silva. Antes de ser empresária, ela já havia trabalhado como cortadora de cana e empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a guinada. A esposa de seu patrão fazia bolos por encomenda e, ao ter um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la. Com o tempo, parou a venda de bolos e deixou que Cleusa continuasse o negócio.

Com a ajuda da mãe, a nova empresária aprimorou as receitas e, quatro anos depois, a loja mudou para um espaço de 80 m². Ao longo do tempo, tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, abriu unidades em outras cidades do interior paulista e, em 2007, a Sodiê Doces passou a atuar no sistema de franchising. A rede fechou o ano de 2024 com faturamento de R$ 740 milhões, percentual 15% maior que em 2023. O número de unidades também cresceu, passando de 343 para 396 unidades.
“É uma emoção que nem cabe no peito! Ser reconhecida pela ABF como Franqueadora do Ano, é como se fosse um abraço gigante da vida dizendo: ‘Valeu a pena!’ Para mim, é mais do que um troféu. É a validação de uma jornada que começou lá atrás, com muita dificuldade, vendendo bolo e entregando a pé, trabalhando de sol a sol. Para a marca, é a certeza de que estamos no caminho certo, porque estamos levando amor, qualidade e oportunidade de empreendedorismo para o Brasil inteiro. Que venham muitos mais sonhos pela frente, porque ainda temos muito a construir!”.
A empresária ainda faz questão de reconhecer a importância dos franqueados para o sucesso da marca. “A nossa relação com os franqueados é de família. Sempre foi. A gente construiu uma rede baseada na confiança, no respeito e na parceria de verdade. Eu faço questão de estar próxima, de ouvir cada um, porque cada loja é como se fosse uma extensão da minha própria história. Os franqueados sentem que são parte fundamental desse sucesso, e são mesmo. Nós oferecemos suporte, damos as mãos nos momentos difíceis e comemoramos juntos as conquistas. Eu sempre digo, o sucesso da Marca é o sucesso de cada franqueado. Ninguém cresce sozinho. E na Sodiê Doces, crescer junto é a nossa maior força.” diz Cleusa.
Destaque Franchising Franqueado do Ano
Para reconhecer e valorizar publicamente o franqueado que por meio do seu trabalho, dedicação e comprometimento desenvolve projetos que beneficiam toda a rede, a ABF concede o Prêmio ABF Destaque Franchising Franqueado do Ano. Nesta categoria, a entidade premia o franqueado da marca inscrita cujo projeto alcança a melhor avaliação.
Nesta edição do Prêmio, os vencedores foram Wilson Belchior da Silveira Junior e Fabiana Biliazzi Oliveira da Silveira, da rede CNA (Educação), da unidade Esplanada, da cidade de São José dos Campos (SP), com o case “CNA +: CNA e Ctrl+Play”. A escola de robótica e programação vizinha à deles anunciou o encerramento e ofereceu seus alunos.
Entendendo que havia sinergia e espaço, propuseram à direção da CNA tornarem-se franqueados da Ctrl+Play, adquirindo o fundo de comércio da operação que estava encerrando suas atividades. A direção autorizou e passou a acompanhar o desempenho da unidade, que não apenas dobrou o faturamento, como superou o número de alunos que tinha antes da pandemia. Desta forma, o CNA adquiriu a Ctrl+Play e passou a franquear com exclusividade para sua rede.
Prêmio ABF Personalidades do Franchising 2025

O Prêmio ABF Personalidade do Franchising deste ano foi dado a Caito Maia, CEO e fundador da Chilli Beans. O empresário fez um retrospecto desde o início de sua carreira até o momento atual, ao receber a honraria. “Foram muitas portas fechadas no começo, a gente tomou muitos nãos. Imagina, uma marca de moda brasileira, com design, cores, diversidade. Quebramos vários paradigmas desde o início, sem nunca ter nem pensado em desistir. Muita gente esteve comigo nesse tempo todo, me ajudando a superar as dificuldades. Essa galera radical me fortaleceu, me trouxe disciplina e foco para seguir sempre olhando para frente e chegar aonde chegamos hoje com a Chilli Beans e agora também com a Ótica Chilli Beans”.
Segundo ele, a premiação garantiu um novo fôlego. “Eu sempre acreditei no modelo de franquias. Começamos a franquear a Chilli Beans há mais de 20 anos, com os primeiros quiosques. O Brasil está lotado de boas oportunidades para as marcas e os novos empreendedores. Me sinto renovado para continuar fomentando o franchising pelo país todo. Muito feliz com esse reconhecimento da nossa história”, finaliza.
Neste ano, o Prêmio Personalidade Pública do Franchising foi concedido ao senador Láercio Oliveira (PP-SE). O parlamentar tem se mostrado um grande defensor do setor e vem apelando ao poder público por medidas que demandem mais atenção ao franchising, sobretudo no que se refere à Reforma Tributária e se mostrou honrado com a láurea. “Me sinto um privilegiado por ter sido agraciado por esse setor, fundamental na vida de todos os brasileiros, presente em 68% das cidades e que emprega mais de 1,7 milhão de trabalhadores. A homenagem me orgulha e mostra que, juntos, podemos construir um ambiente de negócios muito mais justo para o setor de Franchising. E sou grato por esse setor ter aberto suas portas para que eu possa ouvi-los e levar suas demandas aos meus pares no Senado Federal”.
Ele ainda ressaltou a importância do setor. “O franchising é uma das formas mais engenhosas e versáteis de empreender. Isso porque as franquias acolhem os mais diversos perfis de empreendedores. Tem oportunidade para todo mundo que está disposto a “arregaçar as mangas”: o franqueador, o franqueado, o jovem que procura o primeiro emprego e gera milhares postos de trabalho neste país”.
————–
Fonte: Associação Brasileira de Franchising
Deixar Um Comentário