Estão abertas as inscrições para o concurso público da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de maio de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), responsável pela organização do certame: www.idcap.org.br.
Ao todo, são oferecidas 10 vagas imediatas para diferentes perfis profissionais, além de até cinco vagas para cadastro de reserva, por perfil. O presidente da FCRB, Alexandre Santini, destacou a importância do certame: “Esse concurso mostra o compromisso do Ministério da Cultura e do Governo Federal com o soerguimento das instituições e a valorização do serviço público. Vamos recompor áreas fundamentais para que a Casa Rui siga atendendo e entregando à população tudo aquilo que envolve sua missão: pesquisas, atividades culturais, literatura, entre tantas outras ações dessa histórica instituição, que cumpre um papel essencial para a cultura brasileira”.
As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Analista de Ciência e Tecnologia, Pesquisador e Tecnologista. As remunerações variam entre R$ 7.710,83 e R$ 14.579,91, conforme o cargo e perfil profissional. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Distribuição das vagas
Para o cargo de Analista de Ciência e Tecnologia (Classe A – Padrão I), são quatro vagas destinadas a profissionais das áreas de Administração, Contabilidade, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. A seleção contará com prova objetiva, discursiva e de títulos.
Já o cargo de Tecnologista (Classe B – Padrão I) oferece três vagas para as áreas de Arquitetura, Arquivologia e Museologia. Os candidatos serão avaliados por meio de prova discursiva, defesa de memorial e prova de títulos.
Para Pesquisador (Classe B – Padrão I), há três vagas nas áreas de Filologia e Letras, História e Políticas Culturais. A seleção incluirá prova discursiva, defesa de memorial e projeto de pesquisa, além da análise de produção e experiência acadêmica.
Cotas e inclusão
A FCRB reservou, por meio de sorteio público, uma vaga de Tecnologista (perfil Arquivologia) para pessoas com deficiência (PCD). Também foram sorteadas três vagas para candidatos pretos e pardos (PPP), destinadas aos cargos de Analista (Engenharia Civil), Tecnologista (Museologia) e Pesquisador (Políticas Culturais).
Acesse os editais e as portarias do certame aqui.
—————–
Fonte: Ministério da Cultura
Imagem: Divulgação
Deixar Um Comentário