A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe apresentou, nessa terça-feira, 8, a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2024, onde à evolução dos atendimentos cirúrgicos realizados pelo sistema público estadual durante a gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD). Os dados revelam um salto significativo nas internações em leitos cirúrgicos eletivos e nas cirurgias realizadas, impulsionado pela implementação da primeira fase do programa Opera Sergipe, iniciado em 2023.
De acordo com os dados oficiais, as internações em leitos cirúrgicos eletivos cresceram de 16.445 em 2023 para 22.755 em 2024, o que representa um aumento de mais de 38%. Ao todo, foram realizadas 21.286 cirurgias eletivas em todo o estado desde o início do programa, beneficiando milhares de sergipanos que aguardavam por procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade.
O programa Opera Sergipe tem como principal objetivo reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas, garantindo mais agilidade no atendimento e mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um modelo de gestão integrado, o programa vem descentralizando os serviços e otimizando a ocupação dos leitos cirúrgicos, inclusive em hospitais regionais.
Cristiano Cavalcante

O líder do governo da Casa, Cristiano Cavalcante (União), falou sobre o avanço da saúde em Sergipe, “A saúde do nosso estado tem avançado muito, com exames, cirurgias eletivas e programas como Opera Sergipe, Opera Mulher e Enxerga Sergipe. Isso tem mudado a vida do povo sergipano. Muitas pessoas que esperavam por cirurgias agora estão sendo atendidas, com apoio do Governo do Estado. A avaliação é extremamente positiva: o que foi planejado está sendo realizado, melhorando a qualidade de vida da nossa população.”, destacou.
Claúdio Mitidieri

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, reforçou que os resultados só foram possíveis graças à articulação entre o governo estadual, hospitais da rede própria e unidades conveniadas. “Os números mostram claramente a evolução em todos os cenários: mais cirurgias, mais atendimentos pelo SAMU, mais de 20 mil cirurgias realizadas pelo Opera Sergipe, fila zerada em dezembro de 2024. Também ampliamos a entrega de cadeiras de rodas, perícias e distribuição de medicamentos. As críticas da oposição foram, em sua maioria, construtivas e vamos acolhê-las para seguir melhorando a saúde do povo sergipano.”, afirmou.
Dra. Lidiane Lucena

Como médica, a deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos), falou também sobre a prestação de contas realizada e presidida por ela, “A saúde tem avançado com programas importantes e um secretário comprometido, que respondeu com segurança todos os questionamentos. Como médico, entendo que nem sempre tudo acontece no tempo ideal, por falta de especialistas, por exemplo. Mas também compreendo a cobrança da população, quem está doente quer solução imediata. O importante é que estamos buscando resolver e apresentar resultados concretos.”
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é de que, com o avanço para as próximas fases do Opera Sergipe, os números sigam crescendo, consolidando o programa como uma das maiores iniciativas de ampliação da oferta de cirurgias eletivas na história da saúde pública sergipana.
——————-
Fonte: Agência de Notícias Alese
Deixar Um Comentário