Após nomeação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira, 24, o professor André Maurício Conceição de Souza tomou posse como reitor pro tempore da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A cerimônia de transmissão de cargo do novo gestor aconteceu às 9h, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, e contou com a presença de integrantes da comunidade acadêmica.

André Maurício Conceição de Souza venceu a consulta pública realizada pela UFS em outubro de 2024 e liderou a lista tríplice elaborada pelo Colégio Especial Eleitoral que foi encaminhada para o MEC. Enquanto o trâmite administrativo para a nomeação definitiva não é concluído, o professor foi nomeado para exercer a função de modo temporário.

O novo reitor da UFS possui graduação em Física pela universidade, com mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pós-doutorados na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e na University of Central Florida, nos Estados Unidos. André Maurício Conceição de Souza é professor titular, foi vice-reitor, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Durante a cerimônia de posse, o novo reitor também apresentou a relação de novos pró-reitores da universidade. Serão nomeados Charles dos Santos Estevam, indicado para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Eduesley Santana Santos, para assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Erickson Santos de Alcântara, que assume a Pró-Reitoria de Administração; Fernanda Esperidião, na Pró-Reitoria de Planejamento; Jailton de Jesus Costa, para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Josefa de Lisboa Santos, que vai ocupar a Pró-Reitoria de Extensão; e Marta Élid Amorim Mateus, para a Pró-Reitoria de Graduação.

———-

Fonte: UFS

Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS