Com um resgate de tradições e um olhar voltado para o futuro, o Circuito Arrudeio se consolidou, ao longo de sua trajetória, como um dos eventos mais emblemáticos do pré-Carnaval de Aracaju e de Sergipe. Criado em 2018, o Circuito começou como uma alternativa para quem buscava uma prévia carnavalesca diferente na capital sergipana. Desde então, tem se transformado, ganhando força e abrangência, sempre em sintonia com as raízes culturais da cidade.
Em 2019, o evento tomou as ruas do Centro de Aracaju, e em 2020, o Circuito Arrudeio demonstrou ainda mais o potencial cultural do Carnaval sergipano, transformando as ruas do Centro da cidade em um cenário vibrante, com a presença de foliões, artistas e a pulsante energia que só o Carnaval de rua é capaz de oferecer. Em 2024, a proposta foi ainda mais ousada: o Circuito não só ocupou as ruas, mas se tornou um verdadeiro ato de preservação da memória histórica sergipana, retornando às esquinas e praças onde o Carnaval e a vida noturna de Aracaju nasceram. A festa ganhou ainda mais cor e significado, celebrando as influências da música e da cultura popular nas diferentes manifestações artísticas da cidade.
Agora, em 2025, o Circuito Arrudeio dá continuidade a essa missão de preservar e multiplicar o patrimônio cultural de Sergipe, com dois dias de festa (16 e 22 de fevereiro), marcando a agenda dos que aguardam ansiosamente por um pré-carnaval irreverente e cheio de tradição.
No dia 22, o evento tomará as ruas do bairro Cirurgia em Aracaju, com a presença do bloco Percussivo do Descidão dos Quilombolas, um dos maiores patrimônios carnavalescos de Sergipe, os foliões serão conduzidos pelo circuito nomeado de Beatriz Nascimento, chegando até o Centro de Criatividade onde contará com um palco que leva o nome de uma das nossas principais atrações “Palco Mestre Saci”.
Contando mais uma vez com a experiência e conhecimento do historiador Osvaldo Neto, o Circuito Arrudeio se firma como um evento que tem como missão transformar as ruas de Aracaju em um grande palco de celebração da história e da diversidade e se firma como um exemplo de como o Carnaval de rua pode ser uma poderosa ferramenta de preservação, valorização e reinvenção das memórias culturais. É o Carnaval de Aracaju feito por quem entende e ama sua história, mas também de quem sabe o poder que ele tem de transformar e unir pessoas em uma grande festa coletiva.
Em seu quinto ano, o Circuito Arrudeio não é apenas um evento carnavalesco, mas um marco de resistência cultural, que ultrapassa as barreiras do tempo e da geografia. O Circuito tem se consolidado como o pré-carnaval mais aguardado da cidade, atraindo tanto os moradores quanto turistas que buscam reviver as tradições de Aracaju de uma forma inovadora, mantendo vivo o legado das raízes culturais e da música popular.
Programação
22/2 – entrada: 1kg de alimento (opcional) que será doado na Associação Maloca e Geruzinho
Circuito Beatriz Nascimento
16h – Descidão dos Quilombolas
Palco Mestre Saci – 18h
Mestre Saci
Ressergipe
Dj Rafa Aragão
Os Faranis
Oito Cotovelos
Dj Deke
Centaura
—————-
Fonte: Circuito Arrudeio
Foto: Julia Rodrigues
Deixar Um Comentário