O ministro da Educação, Camilo Santana, é o convidado do primeiro “Bom Dia, Ministro” de 2025, que irá ao ar nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a partir das 8h. Ele será entrevistado por rádios de diversas regiões do país e destacará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a relevância e contribuição das provas para a trajetória escolar dos estudantes. O Enem é o principal meio de acesso ao nível superior e está integrado a programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O boletim individual de desempenho é disponibilizado na Página do Participante. Para acessar as notas, os estudantes precisam fazer o login utilizando a senha do Gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

O cronograma do Sisu em 2025, que engloba os processos de inscrição (17 a 21 de janeiro), chamada regular (26 de janeiro), matrícula ou registro acadêmico junto à instituição de ensino (27 a 31 de janeiro) e a manifestação de interesse na lista de espera (26 a 31 de janeiro) — também será detalhado pelo ministro ao longo do Bom Dia, Ministro.

O Sisu garante a oportunidade de alunos disputarem vagas em universidades públicas e institutos federais. A seleção é feita com base na média das notas obtidas no Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. A seleção considera as escolhas dos candidatos inscritos, bem como o seu perfil socioeconômico, conforme disposto na Lei de Cotas.

Fies

O ministro Camilo Santana também vai elucidar detalhes e pontos do Fies em 2025. O objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC, ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa. As inscrições ocorrem no período de 4 a 7 de fevereiro, os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro e o início da convocação da lista de espera será no dia 25 de fevereiro.

————————

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Imagem: Divulgação/ Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República