Confira quem se juntou a Aitana Bonmatí e Vinicius Júnior para levar para casa os cobiçados troféus na cerimônia de premiação em Doha, no Catar

Estrela do Barcelona e da Espanha, Aitana Bonmatí ganha o bi como The Best FIFA – Melhor Jogadora recebe prêmio The Best FIFA – Melhor Jogador e encerra jejum de 17 anos do futebol brasileiro

Em sua primeira edição, o Prêmio Marta da FIFA acaba de ser entregue à própria lenda viva da Seleção Brasileira

Prêmio Marta da FIFA é entregue à própria lenda viva da Seleção Brasileira

Aitana Bonmatí foi eleita pelo segundo ano seguido The Best FIFA, a melhor jogadora do ano, e o brasileiro Vinícius Jr. depois foi anunciado para ele fazer companhia como The Best FIFA – Melhor Jogador, em uma cerimônia The Best FIFA Football Awards™ 2024 repleto de estrelas em Doha, Catar. Meio-campista do Barcelona, ​​Bonmatí foi eleito pelo segundo ano seguido. Depois de liderar a Espanha à conquista da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023, Bonmatí viveu mais 12 meses repletos de troféus pelo Barcelona e pela Espanha.

“Estou grato por receber este prêmio. Como sempre digo, este é um esforço coletivo. Foi um ótimo ano, muito difícil de repetir. Sou grato às pessoas que me ajudam a ser melhor a cada dia, do clube, às minhas companheiras de equipe, que sempre me ajudam a ser melhor”, disse Bonmatí, que ganhou uma tríplice coroa nacional e a Liga dos Campeões Feminina da UEFA de 2023 /24.

Aitana Bonmatí foi eleita pelo segundo ano seguido The Best FIFA, a melhor jogadora do ano – Fotos: FIFA

Além disso, ela faturou a Liga das Nações da UEFA pela Espanha. “É um prazer estar aqui novamente e ir atrás de mais, de mais títulos coletivos, que são o que fazem você estar aqui e os mais importantes”.

Enquanto isso, Vinícius Jr. marcou um gol na final que levou o Real Madrid ao seu 15º título da Liga dos Campeões da UEFA, um recorde, em junho. Ele também fez parte da Seleção Brasileira que chegou à Copa América de 2024 nos EUA e ainda conquistou uma tríplice coroa espanhola com La Liga, Supercopa e a Supercopa Europeia. “Não sei nem por onde começar. Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é algo muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível e que acham não podem chegar até aqui. Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs”, disse.

“Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao senhor Carleto, e ao meu tempo que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com eles. O Real Madrid é o maior clube do mundo. Eu não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me colocou no campo, nas ruas. ao meu país, que vem torcendo por mim e eu dando muita força para seguir na minha luta”.

Vinícius Jr.: “Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho”

Assim como as duas principais honrarias individuais, os prêmios The Best FIFA – Melhor Treinador no masculino e The Best FIFA – Melhor Treinador(a) no feminino foram decididos por uma votação igualmente ponderada entre torcedores, a atuais capitãs e treinadores ou treinadoras de todas as Seleções nacionais femininas, além de representantes da mídia. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, que foi vice-campeão duas edições atrás na premiação, recebeu o prêmio The Best FIFA – Melhor Treinador no masculino. “Estou realmente honrado em receber este prêmio”, disse o italiano, que recebeu seu troféu das mãos do Sr. Infantino.

“Comecei como jogador profissional em 1976. Então são 48 anos no futebol, e o futebol me deu e [ainda] está me dando muita emoção. Na maioria das vezes (é) positivo; às vezes negativo. Mas, a emoção é a única razão pela qual, depois de 48 anos, ainda estou vivo”.

Enquanto isso, Emma Hayes foi nomeada The Best FIFA – Melhor Treinadora no futebol feminino. A inglesa Hayes liderou a seleção feminina dos EUA rumo à retomada do nosso olímpico em Paris 2024, poucas semanas após coroar sua passagem de 12 anos no Chelsea com o título da liga doméstica inglesa. “É um reconhecimento inacreditável e que eu nunca posso dar isso como algo garantido. “Foi um ano incrível, então me sinto realmente honrado e privilegiado em receber o prêmio”, disse Hayes ao receber o troféu.

Ídolo do Aston Villa e da Argentina, Emiliano Martínez venceu a votação no The Best FIFA – Melhor Goleira, ganhando o prêmio pela segunda vez devido ao seu papel importante na corrida de seu país para a glória da CONMEBOL Copa América de 2024. Ficando em terceiro Em 2020, Alyssa Naeher foi coroada como The Best FIFA – Melhor Goleira. Suas defesas, principalmente na vitória por pênaltis na semifinal contra a Alemanha, ajudaram a contribuições a seleção feminina dos Estados Unidos para o nosso olímpico.

“Estou muito animado e incrivelmente honrado e humilde por ter sido nomeado a melhor goleira da FIFA”, disse Naeher em uma mensagem de vídeo, uma das várias vencedoras do prêmio que foram reveladas online. “Foi uma temporada incrivelmente especial, e foi muito divertido fazer parte da nossa seleção, e todo o crédito do mundo vai para as jogadoras na minha frente por todo o trabalho que fez durante toda a temporada em campo.” A votação para o novo Prêmio Marta da FIFA e o Prêmio Puskás da FIFA, que homenagearam os melhores gols marcados no futebol feminino e masculino, respectivamente, foi dividida igualmente entre os fãs e um painel de Lendas da FIFA.

O vencedor do Prêmio Torcedor da FIFA – baseado nos votos de internautas registrados no FIFA.com – foi Guilherme Gandra Moura. Torcedor devoto do Vasco da Gama, o jovem brasileiro sofre de uma rara condição genética conhecida como epidermólise bolhosa. Ele foi colocado em coma após adoecer com pneumonia, acordando 16 dias depois.

O vídeo tocante de seu reencontro com sua mãe se tornou viral. Depois ele foi ajudado em sua recuperação pelo então craque do Vasco da Gama, Gabriel Pec, ex-Vasco Pela primeira vez, os torcedores participaram da votação para fazer parte da Seleção Masculina Melhor FIFA .

The Best FIFA Men’s 11 e The Best FIFA Women’s 11, escolhidos de uma lista de 77 indicados para cada escalada, com suas escolhas ponderadas igualmente com as de um painel de especialistas. Bonmatí tem a companhia de seis companheiras de seleção que ajudam o Barcelona a ter um sucesso estrondoso na segunda metade da temporada 2023-24 no The Best FIFA Women’s 11 2024. Vinícius Jr é um dos cinco jogadores do Real Madrid na escalação masculina, incluindo Dani Carvajal, que venceu o Campeonato Europeu da UEFA de 2024 com a Espanha ao lado dos outros membros do The Best FIFA Men’s 11 2024, Rodri do Manchester City e Lamine Yamal do Barcelona.

Seleção Feminina The Best FIFA 2024: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA), Irene Paredes (Barcelona/Espanha), Ona Batlle (Barcelona/Espanha), Lucy Bronze (Barcelona e Chelsea/Inglaterra), Naomi Girma (San Diego Wave/ EUA), Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha), Lindsey Horan (Olympique Lyonnais/EUA), Gabi Portilho (Corinthians/Brasil), Patri Guijarro (Barcelona/Espanha), Caroline Graham Hansen (Barcelona/Noruega), Salma Paralluelo (Barcelona/Espanha)

Seleção Masculina The Best FIFA 2024: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina), Rúben Dias (Manchester City/Portugal), Dani Carvajal (Real Madrid/Espanha), Antonio Rüdiger (Real Madrid/Alemanha), William Saliba (Arsenal/França) , Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra), Rodri (Manchester City/Espanha), Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha), Erling Haaland (Manchester City/Noruega), Lamine Yamal (Barcelona/Espanha), Vinícius Junior (Real Madrid/Brasil)

————————

Fonte: FIFA

Fotos: FIFA