Um Natal brasileiro e bem Nordestino. É assim que pode ser definido o Natal em João Pessoa, na Paraíba, que há 11 anos concentra sua principal celebração na Usina Cultural Energisa. A 11ª edição do evento, neste ano, é uma celebração que mantém a iniciativa de ir além dos padrões desta época, oferecendo uma experiência nordestina autêntica para o período natalino. Em vez de reforçar a ideia de um cenário distante para muitos brasileiros, com neve, pinheiros, frio extremo e renas, o Natal na Usina valoriza, por exemplo, elementos da flora e da fauna brasileira, como cactos e jegues, e da iconografia regional, com as xilogravuras, além das cores, luzes e das formas do dezembro paraibano em pleno verão, representando o espírito da cultura nordestina.
Este ano, o evento recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, no dia 21 de novembro, marcando seu impacto sociocultural e consolidando seu lugar como uma das maiores expressões artísticas da região.
Realizado pela Usina Cultural Energisa, o Natal da Usina é uma plataforma que promove a identidade cultural paraibana, incentiva o desenvolvimento artístico, social e econômico, e destaca talentos regionais. Desde sua criação, em 2013, o evento teve a participação de mais de 3,5 mil artistas locais, gerou cerca de 700 empregos temporários, por edição, e movimentou mais de R$ 12 milhões na economia local.
Em 2024, mais de 50 atrações gratuitas estão programadas entre os dias 1º e 28 de dezembro, incluindo shows de artistas conhecidos nacionalmente como Cátia de França, Totonho, Suzy Lopes, Val Donato, Juzé e outros. A proposta do evento ainda reforça que o Nordeste abriga não só o São João, mas pode expandir a percepção sobre suas riquezas culturais também para o período natalino, ressignificando uma data para a Cultura brasileira.
Atrativos vão da decoração natalina a concurso de presépios criativos
Além da programação cultural diversa e para todos os públicos, o Natal na Usina conta com a decoração natalina da Usina Energisa, atividades para o público infantil, valorização de feiras de economia criativa e um concurso para eleger os presépios mais criativos – que já tem mais de 30 concorrentes dispostos a expor a sua originalidade para construir a manjedoura do menino Jesus.
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Natal na Usina receberá também a Oficina Estadual do Plano Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura. A ideia é orientar as políticas culturais do Brasil para os próximos dez anos e será uma oportunidade para os profissionais da cultura e economia criativa da Paraíba apresentarem propostas para os principais desafios culturais do Estado.
Também será realizada uma exposição de papais noéis que são pintados em estruturas com formato de cones por artistas locais, entre eles Bilônia, Dedoverde, Elionai Gomes, Fany, Meiacor, Mulinga, Pri Witch, Tabaréu, Thayroni Arruda e Zona. Inspirada no evento artístico do Cow Parede, esta versão vai retratar o personagem principal do Natal de forma única e criativa.
Colaboração com a CUFA
Pelo segundo ano consecutivo, o Natal na Usina reforça sua parceria com a CUFA na arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade em João Pessoa. Ao longo do evento, estarão disponíveis pontos de coleta na área externa da Usina Energisa para receber as doações.
—————————
Fonte: Ascom
Deixar Um Comentário