O escritor Ítalo Fernandes, 12 anos, natural de Aracaju, Sergipe, está muito feliz com o sucesso do seu primeiro livro “A Guerra das Forças”. Entusiasmado com a atividade literária, ele já está finalizando o projeto da sua segunda obra, que terá como temática os moradores de rua.
Em “A Guerra das Forças”, ítalo traz uma história que fala sobre a realidade de forma adaptada para o público. A obra literária refere-se a problemas importantes que devem ser enfrentados pela sociedade como o bullying e a desigualdade social. O livro tem como personagens principais Kurokutsu e Enrico, dois meninos que vivem realidades sociais bastante diferentes.
“Os temas retratados passaram pela minha vida ou pela vida de pessoas próximas a mim e eu os adaptei para o público juvenil e transformei em livro”, revela o autor.
Como tudo começou
A mãe do escritor, Valéria Nogueira, disse que foi em uma viagem que o filho despertou para a arte de escrever livros. “Estávamos em São Paulo quando ele disse que quando voltasse para casa iria escrever um livro. Cinco dias depois do retorno da viagem, informou que ia começar a escrever e após três noites, ele me perguntou se eu publicaria o seu livro. Quando vi, o livro já tinha sido escrito”, relata.
Valéria disse que à época ficou apreensiva. “Estava com o coração apertadinho, querendo publicar e sem condições financeiras, mas decidi fazer um esforço para a publicação. Arrumei a gráfica e depois que foi publicado, o livro foi um sucesso”, salienta.
Ela informou que a obra foi tão bem aceita que o Colégio CCPA adotou como livro paradidático do 5º ano. “Ítalo também participa na escola de roda de conversa sobre o seu livro com os alunos”, diz.
Agora, a expectativa do autor e da sua mãe é em relação ao segundo livro, que já está quase pronto, faltando somente à ilustração. “Ele fala neste segundo livro sobre moradores de rua”, diz orgulhosa.
Participações em atividades literárias
Comprometido com o que faz, além de escrever muito bem, Ítalo Fernandes é participativo em atividades do meio literário. Ele é membro da Academia de Letras Estudantil de Sergipe, frequenta clubes de livro, e o Café Poético, este último organizado pela educadora Cris Souza, desde dezembro de 2013, acontece mensalmente, na Livraria Escariz da Avenida Jorge Amado, no Bairro Jardins, reunindo poetas e escritores em uma roda literária.
Café Poético realizado na tarde do último domingo, 24 de novembro, na Livraria Escariz – Fotos: Sueli Carvalho
Muito bom, parabéns Italo. O caminho literário é desafiador, e ao mesmo tempo encantador. Jovem talentoso, sucesso e muitas conquistas…