O Banco do Nordeste (BNB) homenageou na última sexta-feira, 22, cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos  em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas diversas, na área de atuação do Banco do Nordeste em Sergipe.  A solenidade de entrega do XVII Prêmio BNB de Microfinanças e do IX Prêmio BNB de Agricultura Familiar foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.

O superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. “A premiação sempre traz um reconhecimento importante a belas histórias de superação no campo e na cidade. São pessoas que trabalham com muita garra, geram renda familiar e inspiram outras pessoas a investirem em seus negócios, que ajudam a movimentar a economia da região”, disse.

A empreendedora Adriana de Jesus recebe o prêmio pelo Crediamigo (Inovação e Tecnologia), ao lado de Aurélio Fernandes (Sebrae), e da agente de microcrédito, Fernanda Custódio

Entre os vencedores do Prêmio de Microfinanças estavam a empresária Adriana Wladya Silva de Jesus, de Nossa Senhora do Socorro. Ela atua no setor de decoração de festas desde 2016, a cliente investe em itens de papelaria que valorizam a memória afetiva. Com apoio do BNB, expandiu o negócio e projeta aumento de 40% na receita.

A empreendedora Edineuza dos Santos recebe o prêmio pelo Crediamigo (Empreendedorismo Feminino), ao lado do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e do agente de microcrédito, Marcos Dias Junior – Fotos: Michel de Oliveira

Outra empresária  premiada foi Edineuza Soares dos Santos, do povoado Colônia Treze, em Lagarto. Ela se destacou na categoria Empreendedorismo Feminino. Cliente desde 2012, a loja dela possui os mais variados produtos de semijoias e folheados. Com orientação do Crediamigo, ela conta com 40 revendedoras, que ganharam renda e sustento para famílias.

A empreendedora Eliene Santos recebe o prêmio pelo Crediamigo (Sustentabilidade), ao lado do superintendente estadual do BNB, César Santana, e do agente de microcrédito, Jandson de Souza

Já na categoria Sustentabilidade, a vitória foi de Eliene Alves Dantas Santos, de Nossa Senhora das Dores. Ela iniciou a sua carreira no ramo da beleza há 21 anos, e em 2024, junto ao Crediamigo, realizou o sonho de investir em energia solar.

A produtora rural Miracilene de Santana recebe o prêmio pelo Agroamigo (Empreendedorismo), ao lado de Edgard Neto (Embrapa), e do coordenador do Agroamigo em Estância, Cássio Farias

Pelo programa Agroamigo, na categoria Empreendedorismo da Agricultura Familiar, a vencedora foi a produtora Miracilene Vieira de Santana Campos, conhecida como Nininha, do município de Nossa Senhora de Lourdes. Cliente desde 2017, ela fez o primeiro financiamento destinado à bovinocultura de corte. Depois mudou de ramo e construiu um restaurante junto à família, que contou com recursos do Banco do Nordeste para melhorias nas instalações.

A produtora rural Juliana dos Santos recebeu o prêmio pelo Agroamigo (Inovação e Tecnologia), ao lado do agente de microcrédito, Rosivan da Silva, e da superintendente da Seagri, Ana Patrícia Farias

Outra produtora premiada foi Juliana Cardoso dos Santos. Ela foi a vencedora da categoria Inovação e Tecnologia. Desde 2006 na atividade de avicultura de corte, ela montou estrutura com sistema fotovoltaico, que produz energia limpa e sustentável.

O produtor rural Nalbert Santos recebeu o prêmio pelo Pronaf (Inovação e Tecnologia), ao lado de Guilherme Coda (MDA), e do gerente de relacionamento do BNB, Elço de Oliveira

Também foi premiado pelo BNB, o produtor Nalbert de Aragão Santos, cliente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele venceu na categoria Inovação e Tecnologia. Na sua propriedade, em Propriá, Nalbert sempre acompanhou os pais no manejo do pequeno rebanho leiteiro. Há dois anos, obteve o primeiro crédito no BNB, e em cursos de capacitação promovidos pelo Banco, aprendeu a inovar com práticas sustentáveis, como o aproveitamento do subproduto do leite fornecido às agroindústrias da região.

Já na categoria Empreendedorismo Feminino da Agricultura Familiar, a premiada foi Nivania Meneses de Oliveira, de Tobias Barreto. Produtora rural há 20 anos, ela iniciou com um pequeno rebanho leiteiro em sistema semi-intensivo. Com financiamentos do Banco, aumentou o rebanho e hoje o faturamento alcança 200 litros de leite por dia, vendidos “in natura” a uma empresa da região.

——

* Com informações do BNB