Exame será aplicado no domingo, 24/11, para 283.550 inscritos. Questionário do Estudante deve ser respondido até as 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 23/11

No domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) — por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à pasta — aplicará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 para 283.550 inscritos. A realização da prova é elemento obrigatório para garantir a regularidade do concluinte, assim como o Questionário do Estudante, que deve ser respondido até as 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 23 de novembro.

Para se orientar sobre horário e local de aplicação da prova, bem como obter informação sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. O acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.

A prova deverá ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O início da aplicação será às 13h30, com encerramento às 18h para os participantes regulares. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep terão mais uma hora para finalizar a prova.

Cursos avaliados

O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia; e química.

Documentação

Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; e Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017.

O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também será aceito, assim como a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Podem ser apresentados, ainda, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Serão aceitos também os documentos digitais e-Título, CIN, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. A fim de garantir mais segurança ao exame, não será mais aceita a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) em caso de perda de documentos físicos.

Envelope porta-objetos

Antes de entrar na sala de aplicação, também é importante que o participante guarde, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.

Além disso, não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.

Enade Licenciaturas

A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. O Inep aplicará as provas teóricas, tradicionalmente realizadas, e acrescentará uma avaliação de prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o exame passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas.

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática e vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.

———————

Fonte: MEC

Foto: Inep