No feriado desta quarta-feira, 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, os atrativos turísticos de São Cristóvão estarão funcionando normalmente para receber os visitantes que desejam conhecer as belezas e as histórias que envolvem a arquitetura e a arte da quarta cidade mais antiga do Brasil.

A cidade, conhecida como “Cidade Mãe de Sergipe”, é o lar de uma série de museus e igrejas que narram seus 434 anos de história. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, abriga um acervo com mais de 500 obras, incluindo peças do século XVIII e XIX, enquanto o Museu da Polícia oferece uma visão detalhada da história policial do estado.

Além disso, as igrejas históricas da cidade são verdadeiros marcos, com suas arquiteturas imponentes. A Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz) é considerada a mais antiga de Sergipe. Localizada na Praça da Matriz e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja possui mais de 400 anos de história. Construída em Sergipe Del Rey pelos padres jesuítas, é um exemplar notável do estilo barroco. Cada objeto, imagem, pintura e ladrilho contido nela conta algo significativo para os visitantes, pesquisadores, comunidade e fiéis que frequentam o espaço.

Na Praça Senhor dos Passos, encontra-se o Complexo do Carmo, um dos principais símbolos do patrimônio histórico e religioso de São Cristóvão. Este conjunto religioso, histórico e arquitetônico é composto pela Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo (Carmo Maior), pela Capela da Ordem Terceira (Carmo Menor), pelo Museu dos Ex-votos e pelo Memorial Santa Dulce dos Pobres, fundado mais recentemente e mantido pelos frades carmelitas.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos carrega um forte simbolismo para a data da Consciência Negra. Construída no século XVIII por e para os escravizados alforriados, a igreja foi um dos poucos espaços religiosos acessíveis aos negros na época, devido à segregação racial. Tombada pelo IPHAN em 1943, a igreja exibe características que dialogam com as religiões de matriz africana, como evidenciado na sua fachada, onde podem ser vistas imagens e elementos que remetem a essas tradições.

As praças da cidade são também testemunhas dessa riqueza histórica. Entre elas, destaca-se o quadrilátero da Praça São Francisco, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É nesse cenário, repleto de edificações coloniais, que acontece o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), evento cultural de grande importância, que celebra a arte e a cultura local há mais de 50 anos e que em 2024 acontece nos dias 29 e 30 de novembro, e 1° de dezembro.

Dentre as principais atrações de São Cristóvão, está o Cristo Redentor, o primeiro monumento do tipo no Brasil. Localizado no alto de uma colina, oferece vistas panorâmicas da cidade e seus arredores. Uma visita ao Cristo é uma excelente oportunidade para contemplar a escultura e apreciar a paisagem, especialmente o pôr do sol. Outro local requalificado recentemente e que merece destaque é o Parque Natural Aloísio Fontes, conhecido popularmente como Bica dos Pintos, situado no bairro Lourival Baptista. O parque é um ótimo destino para quem busca lazer ao ar livre e contato com a natureza.

Para os amantes das belezas naturais, outro local que vale a pena conhecer é o povoado Pedreiras, famoso por suas 7 ilhas, verdadeiros paraísos naturais de São Cristóvão. Cada uma dessas ilhas oferece uma experiência única, além de atividades aquáticas, como a prática de stand-up paddle, por exemplo.

O Centro Histórico de São Cristóvão também abriga dois importantes espaços culturais: a Casa das Culturas Populares e a Casa dos Saberes e Fazeres. A primeira é dedicada à preservação e memória dos folguedos e mestres de São Cristóvão, enquanto a segunda concentra e comercializa o artesanato local, valorizando as técnicas tradicionais de fabricação de peças artesanais.

Horários de funcionamento dos atrativos turísticos de São Cristóvão

Igrejas – 9h às 16h

Museu de Arte Sacra- 9:30 às 16h

Museu da Polícia Militar – 9h às 16h

Casa das Culturas Populares – 9h às 16h

Casa dos Saberes e Fazeres – 9h às 17h

Salão de Artes Vesta Viana – Fechado

Bica dos Pintos e Cristo Redentor – Funcionam 24h


Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristóvão