A Latam, responsável por cerca de 60% da operação total do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo), operou nos 7 primeiros meses deste ano 15 mil voos internacionais na localidade, um total de 3,2 milhões de passageiros transportados. Para fins comparativos, o número é maior que a população do Distrito Federal, de acordo com as estimativas do IBGE para este ano. Na série histórica de dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) desde o ano 2000, este é o ano em que a Latam mais transportou passageiros internacionais no aeroporto, considerando o período analisado. O número é 2% superior ao registrado em 2019, antes da pandemia.

A Latam possui no aeroporto de Guarulhos seu maior hub de conexões, onde são realizados mais de 1300 voos semanais para 53 destinos domésticos e 24 internacionais. Apenas na operação internacional são realizados cerca de 270 voos por semana pela companhia em Guarulhos. Nos primeiros 7 meses deste ano, a Latam foi responsável por cerca de 30% dos pousos e decolagens internacionais do aeroporto.

Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 17% no número de voos internacionais da Latam em Guarulhos, refletindo a recuperação contínua do turismo e a expansão da companhia. Os destinos internacionais mais populares a partir deste aeroporto nos voos da Latam no período foram Santiago (Chile), Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Frankfurt (Alemanha).

A taxa média de ocupação dos voos internacionais saindo de Guarulhos foi de 90%, destacando o forte desempenho da companhia. As rotas com maior ocupação foram Guarulhos-Barcelona (95%), Guarulhos-Londres (95%), Guarulhos-Milão (94%), Guarulhos-Paris (94%) e Guarulhos-Roma (94%).

Além disso, as rotas com maior crescimento ano a ano, em volume de passageiros, foram Guarulhos-Lisboa (+60%), Guarulhos-Orlando (+42%), Guarulhos-Roma (+41%), Guarulhos-Santiago (+41%) e Guarulhos-Montevidéu (+35%).

O investimento e o crescimento da Latam no Brasil

Atualmente, a Lat é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

Como consequência, a Latam lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Em 2024, a Latam já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados


Fonte: Latam
Foto: Ascom/Latam