A pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o professor da rede pública do Estado de Sergipe, Fabiano Oliveira, lança a segunda edição do Bloquinho do Enem, com a participação de mais de 600 alunos. O desfile dos estudantes do está previsto para o dia 1° de outubro. Com os conteúdos transformados em versões pedagógicas que ajudam na revisão dos assuntos, o bloquinho do Enem é o primeiro bloco exclusivo para alunos do Enem. É um projeto pioneiro que leva para fora da escola conhecimento e entretenimento.

Para Fabiano, a ação tem por objetivo pedagógico dar dicas para as provas e aumentar a autoestima dos alunos de forma divertida e leve. As inovações pedagógicas não param por aí. Em 2024, a aula show acontece em cima de um trio e se transforma num verdadeiro Carnaval pedagógico que atrai estudantes de diversas escolas. O tema do bloco, escolhido pelo professor, é Natureza, ambiente e sustentabilidade; queimadas, não. A proposta pedagógica foi pensada na atualidade e na redação do Enem. “Na avenida darei dicas sobre textos dissertativos, língua portuguesa e literatura. Vejo no bloquinho uma forma de revisar brincando”, ressalta.

“Na avenida darei dicas sobre textos dissertativos, língua portuguesa e literatura. Vejo no bloquinho uma forma de revisar brincando” – Fotos: Arquivo Pessoal

Em 2024, o bloquinho do Enem contará com uma estrutura composta pela Polícia militar, SAMU, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de Aracaju e Secretaria de Estado da Educação e Espaço do Estante como parceiras. O percurso será pelas ruas do Bairro São José, onde fica localizado o Centro de Excelência Dom Luciano, local em que Fabiano Oliveira ministra aula. As ruas estarão sob o comando da SMTT.

O bloquinho do Enem é puxado pelo professor Fabiano Oliveira, com versões pedagógicas autorais de músicas consagradas de Ivete Sangalo, Beyoncé, Margareth Menezes, Anitta e muito mais. As versões (paródias) trazem os principais conteúdos do Enem! “É a música que você gosta de ouvir, com a letra cheia de conteúdos e dicas”, diz o mestre.

Gincana de Redação na rua

“Quero que eles reflitam, enquanto se divertem, sem as tensões exigidas pela prova. A aprendizagem acontecerá durante as pesquisas e seleção de argumentos e citações”

O tema do bloco deu origem a uma atividade pedagógica que provocará os foliões do Enem a refletirem sobre queimadas, natureza e sustentabilidade. Os alunos levarão para as avenidas do bairro São José, cartazes com citações, letras de músicas e reflexões que são considerados repertório cultural na redação do Enem. “Quero que eles reflitam, enquanto se divertem, sem as tensões exigidas pela prova. A aprendizagem acontecerá durante as pesquisas e seleção de argumentos e citações”, afirma o professor. As melhores citações serão premiadas pela escola.

Revisão no trio e a participação dos pais

Os alunos levarão para as avenidas do bairro São José, cartazes com citações, letras de músicas e reflexões que são considerados repertório cultural na redação do Enem

A revisão do professor saiu da sala de aula, foi para quadras e teatros e agora vai as ruas com um trio elétrico. A segunda edição do bloquinho vem com 600 alunos, abadá e a participação dos pais que acompanharão os filhos. “Confesso que fiquei imensamente feliz quando diversos pais se inscreveram para acompanharem o bloco com seus filhos, mostrando que é possível unir família e escola”, relata Fabiano. O bloquinho pedagógico terá cordas, cordeiros, policiamento e drone para registrar a folia estudantil.

Gravação do novo projeto audiovisual – inovação pedagógica

Durante o percurso de mais de 2h, o professor pretende gravar o primeiro projeto audiovisual, ao vivo, num trio, registrado o calor das vozes dos estudantes sergipanos. Doze músicas ganharão novas versões para Enem e serão disponibilizadas para os estudantes de todo o Brasil. A gravação faz parte das comemorações dos 10 anos de carreira do professor no Centro de Excelência Dom Luciano.

“É um momento histórico que une Educação, família, entretenimento, arte, cultura e conhecimento”

Fabiano já gravou diversos Eps com conteúdos da prova e estão disponíveis no site suamúsica.com gratuitamente. “O objetivo é revisar os conteúdos de Língua, Literatura e Redação de forma pedagógica através da música, se divertindo e sem as tensões do Enem”, avisa o professor.

O repertório do Enem

É, certamente, o primeiro bloco formado exclusivamente por alunos da escola pública, com o objetivo de revisar de forma lúdica. No repertório, conteúdos como Tipologias textuais, figuras de linguagens, realismo, naturalismo e modernismo com versões pedagógicas que fazem sucesso entre os alunos. Para o Enem de 2024, Fabiano lançou o Ep ‘Batidão do Enem’ com versões de Manu Batidão, Alceu Valença e Timbalada. “É um momento histórico que une Educação, família, entretenimento, arte, cultura e conhecimento. Vem pro bloco e vista o abadá da educação”, convida.

—————-

Fonte: Fabiano Oliveira