Nessa sexta-feira, 30, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM) assinou o acordo de cooperação para viabilizar o Programa Acolhe no estado. A iniciativa é realizada em conjunto com o Instituto Avon e a Accor, sendo um dos pilares do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, com o objetivo de aprimorar e ampliar a rede pública de atendimento e proteção a mulheres em situação de violência. A ação conta, ainda, com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) – responsável pela sua gestão – e do Bem Querer Mulher, que garante suporte técnico para o seu funcionamento.
Para proteger mulheres em situações de risco e abusos, o programa oferece hospedagem temporária de até 15 dias em hotéis da rede Accor, além de fornecer uma vasta gama de serviços que inclui pensão completa, lavanderia, internet, atendimentos social, psicológico e jurídico. As mulheres e filhos também contam com auxílio da rede socioassistencial multiprofissional de acesso a direitos femininos presentes em cada município que recebeu o projeto.
A Diretora Executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin, enxerga como primordial a promoção de iniciativas que promovam o bem-estar social, sobretudo para as mulheres brasileiras. “A garantia de segurança, autonomia e conforto deve ser um pressuposto básico para o dia a dia de todas as mulheres. Nos sentimos honrados em unir esforços com organizações públicas e privadas para colaborar cada vez mais para a construção de um ambiente mais acolhedor e cuidadoso para as mulheres”, comenta.
“Na Accor, acreditamos firmemente na importância de criar ambientes seguros e inclusivos para todas as mulheres e nossa missão é cuidar de todas com zelo, generosidade e dedicação. O Programa Acolhe nos permite receber as vítimas de violência doméstica e seus dependentes com muito carinho em nossos hotéis. Nossas equipes em Sergipe estão muito honradas e felizes em fazer parte desta iniciativa que transforma vidas”, afirma Magda Kiehl, Vice-Presidente Sênior de Jurídico, Compliance & Segurança na divisão Premium, Midscale & Economy e líder do programa de gênero RiiSE para a Accor Américas.
Em vigor desde 2020, o programa contempla mais de 359 municípios espalhados pelo Brasil. Ao todo, mais de 7 mil diárias já foram oferecidas às mulheres em situação de violência e mais de 2 mil agentes de redes públicas voltadas para o enfrentamento à violência de gênero foram impactados pelo projeto.
“Essa é mais uma importante parceria firmada pelo Governo de Sergipe voltada no enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, de acolhimento à vítima. Mais um programa implementado pela SPM que vai contribuir para que a mulher possa romper esse ciclo de violência”, destaca a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Camila Godinho.
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação foi realizada no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE). O evento contou com a presença de Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon, Dra. Elvira Quaranta, diretora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Dra. Verônica Lazar, diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do Ministério Público do Estado de Sergipe, Major Fabíola, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Mariana Diniz, diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Estado de Sergipe e Vielanne Brito, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Aracaju.
No mesmo dia também foi realizada a Jornada Técnica de Política para Mulheres, apresentada pela coordenadora de parcerias do Instituto Avon, Beatriz Accioly, com o objetivo de capacitar profissionais da rede pública local para aprimorar sua atuação no enfrentamento à violência contra mulheres.
Fonte: Instituto Avon
Foto: Divulgação/ Ascom Instituto Avon
Deixar Um Comentário