Dirigentes e representantes da Federação Sergipana de Futebol (FSF) estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira, 9, para definir a fórmula e o sistema de disputa do Campeonato Sergipano da Série A2 de 2024.

Além disso, os representantes dos clubes e FSF debateram destalhes do rebaixamento para a Série A3 de 2025. Depois de anos de estudos e análise da viabilidade da competição, a entidade vai promover de forma inédita o Campeonato Sergipano da terceira divisão. 

O congresso técnico foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE), na capital sergipana. Como já é de costume da atual gestão da FSF, o formato da competição foi escolhido democraticamente com as sugestões de todos os representantes das equipes inscritas. 

No evento ficou definido que o estadual terá início no dia 28 de agosto e será encerrado entre os dias 11 e 17 de novembro. A edição de 2024 vai contar com a participação de 25 clubes. Acompanhe as equipes inscritas na Série A2:

Amadense, América de Pedrinhas, Aracaju FC, Barra, Boca Júnior, Botafogo, Boquinhense, Canindé, Coritiba, Contiguiba, Desportiva Aracaju, Estanciano, Flamengo, Freipaulistano, Força Jovem, Independente, Guarany, Maruinense, Rosário Central, Propriá, Riachão, Santa Cruz, Sete de Junho, Socorrense e Socorro Sport.

A competição será dividida em quatro fases (primeira, segunda, semifinais e final). Na primeira fase as equipes estarão divididas em cinco grupos regionalizados. Nesta fase os confrontos acontecem dentro do grupo com jogos de ida e volta. 

Os dois melhores colocados de cada grupo garantem a permanência na Série A2 de 2025 e avançam para segunda fase da edição deste ano. Já as outras equipes estão rebaixadas para a Série A3 de 2025. 

A segunda fase vai contar com os dois melhores colocados de cada grupo da fase inicial. As 10 equipes serão divididas em dois grupos. Um grupo enfrenta o outro em jogos apenas se ida. Os dois clubes melhores colocados de cada grupo avançam para a terceira fase do estadual. 

As semifinais e a final serão realizadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas da Série A2, garantem vagas no Sergipão de 2025. Também ficou definido que cada equipe poderá registrar até 30 atletas durante o estadual com idade livre. 

O Congresso Técnico foi coordenado pelo presidente da FSF, Milton Dantas. E contou com as participações do diretor de Competição, Gleyson Prado e do secretário-geral, Orleandes Barros. O gestor da entidade destacou a importância do evento “Como marca da atual gestão o modelo da competição foi definido com a contribuição de todos os clubes. Isso deixa o estadual mais democrático e valoriza todos os dirigentes e clubes. Quero agradecer a CBF pelo apoio nas nossas competições. Com esse incentivo conseguimos de forma inédita criar mais uma divisão no Campeonato Sergipano. A Série A3, já é uma realidade no nosso calendário de competições. A Série A2, deste ano vai servir de seletiva para as próximas edições.” finalizou, Milton Dantas.

O Departamento de Competições da FSF vem analisando e realizando estudos e intercâmbios há cerca de dois anos com outras entidades para implementar a Série A3. ” É uma das grandes medidas para o nosso futebol seguir evoluindo e se desenvolvendo. Vários estudos foram realizados e muito diálogo com os dirigentes e clubes foram estabelecidos. E até mesmo com representantes de outras federações. A edição da Série A2, será mais valorizada e teremos rebaixamento. Em breve, vamos disponibilizar o regulamento da edição deste ano e mais detalhes da Série A3 de 2025. É mais uma competição que a entidade vai promover no futebol local.” Encerrou, Gleyson Prado.

—————-

Fonte: FSF

Foto: Ascom FSF