A atividade terá início pela manhã, na passarela de pedestres localizada entre as didáticas V e VI do Campus de São Cristóvão, abrangendo também os turnos da tarde e da noite. A proposta do Corredor Científico é que grupos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de apoio pedagógico e empresas juniores exponham projetos, além de oportunizar o compartilhamento de experiências, vitrines tecnológicas, possibilitando interações entre discentes veteranos, docentes e calouros, conforme explica o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard.
“O Corredor Científico tem se consolidado como uma das atrações de acolhimento aos estudantes que iniciam os seus cursos na UFS. A ideia é que grupos de pesquisa e pró-reitorias possam apresentar em seus estandes um pouco do que é feito em nossa universidade em termos de pesquisas acadêmicas. A ação ocorre em todos os turnos, de forma a prestigiar calouros e calouras em seus diferentes horários de cursos”, comenta Dilton.
De acordo com o pró-reitor, além da parte acadêmica, os estudantes terão acesso a uma programação cultural. “No corredor também ocorrem apresentações musicais, performances de dança e muita troca de informações entre estudantes veteranos e ingressantes. É um momento de descontração, mas que apresenta os novos alunos ao universo rígido de pesquisas científicas. A ação do acolhimento acadêmico ocorre em pareceria com as direções de centro. Nos campi fora de sede, a programação e coordenação são realizadas pela direção local, com o apoio do Delib”, ressalta.
Corredor científico
Uma das grandes responsáveis pela organização do Corredor Científico é a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS, Fernanda Bispo. “O corredor em si é uma oportunidade de mostrar um pouquinho do universo que a UFS vai representar na vida dos jovens que ingressam agora na UFS. São produtos que resultam do esforço coletivo de estudantes e docentes e que mostram na prática resultados da formação desses discentes, envolvendo-os de uma forma marcante nessa primeira semana de aula”, afirma a diretora.
Para ela, a universidade vem se esforçando para aprimorar as atividades de acolhimento dos estudantes. “O Delib vem a cada ano buscando ampliar e diversificar o corredor científico, para que ele fique cada vez mais atrativo e instigante para a nossa comunidade acadêmica. Esse ano teremos também a participação de integrantes do Coral da UFS, um dos muitos destaques do corredor”, conta Fernanda.
Ela ressalta ainda que a programação do acolhimento não se resume ao Campus São Cristóvão. “Vínhamos fazendo reuniões prévias com os centros e campi e esse ano encaminhamos orientações via SEI e nos disponibilizamos, enquanto Prograd, a contribuir com as programações específicas de Centros e Campi. O Campus Itabaiana também fará um corredor científico, assim como o de São Cristóvão, que contará com a apresentações de projetos de pesquisa, de extensão, empresas juniores, centros acadêmicos, setores como a Central de Estágios”, enfatiza.
CCAA
O Centro de Ciências Agrárias Aplicadas também montou um programação repleta de atividades para recepcionar os alunos no início do período letivo. A programação será realizada de 06 a 10 de maio.
As ações englobam atividades organizadas pelos centros acadêmicos Livre de Engenharia Agronômica, Livre de Engenharia Florestal, de Engenharia de Pesca e de Zootecnia, além dos eventos promovidos pelo próprio CCAA.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
———-
Fonte: UFS
Foto: Ascom UFS / Adilson Andrade
Deixar Um Comentário