A partir das 18h30, desta sexta-feira, 29, o Centro Universitário Estácio de Sergipe promove o II Colóquio de Valorização da Vida. O evento faz parte das atividades realizadas em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é trazer profissionais da saúde de diversas especialidades, de modo a reforçar a importância de uma equipe multidisciplinar nos cuidados com a saúde mental. A programação conta com representantes das áreas da psiquiatria, nutrição, psicologia e enfermagem.

O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que anualmente mais de 700 mil pessoas se suicidam, sendo esta a maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. Apesar disso, o assunto ainda é um tabu e, por conta disso, é necessário promover diálogos sobre a temática.

“É preciso que a sociedade comece a construir uma consciência maior sobre saúde mental e prevenção ao suicídio”, afirma Valter Costa, coordenador do curso de Nutrição da Estácio Sergipe e organizador do evento. “Além disso, enquanto profissionais da saúde, é crucial lembrar a nossa responsabilidade em relação a esse tópico”, complementa o professor.

O evento é gratuito e aberto ao público geral. Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse: https://www.sympla.com.br/ii-coloquio-de-valorizacao-da-vida__2176957

Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades, o CVV oferece apoio emocional gratuito 24h, por meio do número 188.

—————-

Imagem: Divulgação / Ascom