Na manhã deste sábado, 23, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediao Festival Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio do Governo de Sergipe. O evento vai reunir crianças com deficiência, de 8 a 17 anos, em modalidades paralímpicas.

O festival é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro, realizado em 103 núcleos parceiros espalhados pelo Brasil que irão promover atividades lúdicas e práticas esportivas organizadas em um circuito para os participantes. Em Sergipe, a UFS sediará o evento nas dependências do Departamento de Educação Física (Ginásio de Esportes, Pista de Atletismo e Sala de Lutas).

De acordo com o coordenador adjunto do Departamento de Educação Física, Ailton de Oliveira, a expectativa é que a Universidade Federal de Sergipe receba 300 crianças dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que vão participar de paramodalidades como o atletismo, badminton, bocha e outras.

“Será um evento maravilhoso tanto para as crianças que terão um momento recreativo e de integração, quanto para os pais que vão poder assistir palestras educativas e realizar atividades como ginástica, yoga e outras”, explica o professor Ailton.

Além disso, também será permitida a participação de até 20% de crianças e ou jovens sem deficiência, em idade escolar e da mesma faixa etária, já que o foco do festival será direcionado para a socialização através da prática de atividades esportivas.

O evento ocorre no mês de setembro em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/9).

———–

Fonte: UFS

Foto: Sueli Carvalho