O longa-metragem ‘Derrapada’, uma das maiores produções cinematográficas do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG), patrocinado pela Energisa, está sendo exibido em 28 salas de cinema do Brasil. O filme foi selecionado para o Festival do Rio 2022, onde acontece a Première Brasil, mostra competitiva nacional e considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro. Nesta edição, foram selecionadas 70 produções nacionais – entre longas e curtas – de novos talentos e de realizadores consagrados, entre os mais de 450 curtas e 200 longas inscritos. O filme foi exibido na mostra especial Hors Concours.

O longa também foi selecionado para a Mostra Internacional de São Paulo 2022 e foi vencedor do PAMA – Paris Art and Movies Awards – Fall Session 2022. Neste ano, foi selecionado ainda para os festivais Madri Indie Film 2023, Cinalfama Lisbon International Film Festival 2023 e o 20th Indy Film Fest! (USA).

Protagonizada pela atriz Nanda Costa, a obra é uma comédia dramática e foi gravada em 2019, em Cataguases e Leopoldina (MG), e mobilizou diretamente 70 profissionais do audiovisual, do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira, além de figurantes, fornecedores e prestadores de serviços.

“Estamos orgulhosos do que estamos construindo no que tange ao cinema nacional. Nos últimos dez anos, foram realizados aqui na região pelo Polo Audiovisual, com patrocínio da Energisa, mais de 60 obras audiovisuais, dentre filmes de longas e curtas-metragens, séries de televisão, animações e vídeos clipes, mobilizando cineastas, produtores e equipes técnicas e artísticas de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. Grande parte dessas obras já foi exibida em mostras, festivais, televisão e salas de cinemas, conquistando prêmios e alcançando um grande público no Brasil e no exterior”, comenta o diretor-presidente da Energisa, Eduardo Mantovani.

O longa-metragem ‘Derrapada’, comédia dramática, conta a história de Samuca, um skatista de 16 anos que sonha em entrar para a universidade, mas é surpreendido pela gravidez de sua namorada. Além das reviravoltas provocadas pela situação, ele precisa lidar com o dilema de repetir a ‘derrapada’ de sua mãe, que era ainda uma adolescente quando engravidou dele.

O filme é dirigido por Pedro Amorim com diversas comédias premiadas. Na produção, Fernanda Resnick e Izabella Faya, da 3 Tabela Filmes (RJ) e como coprodutores a Camisa Listrada BH. ‘Derrapada’ é uma adaptação do livro ‘SLAM’, do escritor inglês Nick Hornby. Quem assina o roteiro é Izabella Faya, que optou por uma narrativa bem-humorada para tratar do tema, com o diferencial de que a trama é conduzida pela ótica do garoto.

O elenco reúne o talento de atores e atrizes bastante conhecidos do público: Matheus Costa, Heslaine Vieira, Nanda Costa, Luís Miranda, Augusto Madeira, Jussara Mathias, Leandro Soares e Felipe Rocha.

Sinopse

Comédia dramática e romântica, adaptada do livro “Slam”, do autor inglês Nick Hornby. Conta a história de Samuca (Matheus Costa), um skatista de 17 anos que ao sentir que sua vida estava dando certo, descobre que a namorada está grávida. Além das consequências que isto traz para qualquer adolescente, para Samuca tem um efeito ainda mais dramático pelo fato de sua mãe ter engravidado dele quando adolescente. Ele sente o peso de repetir a “derrapada” da mãe, ao mesmo tempo em que busca ser melhor do que o pai foi na vida dele.

Elenco:

Samuca (Matheus Costa)

Alicia (Heslaine Vieira)

Melina (mãe Samuca) (Nanda Costa)

Coelho (Leandro Soares)

David (pai Samuca) (Augusto Madeira)

Andrea (mãe Alicia) (Jussara Mathias)

Roberto (pai Alicia) (Luis Miranda)

Marcos (namorado Melina) (Felipe Rocha)

Participação especial: Bob Burquist

Ficha Técnica:

Direção: Pedro Amorim

Produção Executiva: Fernanda Reznik e Izabella Faya

Produtor Associado: Fernando Meirelles

Roteiro: Izabella Faya e Ana Pacheco, com colaboração de Pedro Amorim

Roteiro final: Izabella Faya

Direção de Fotografia: Dante Belluti

Direção de Arte: Dany Espinelli

Figurinista – Joanna Ribas

Técnico de som – Robertinho Oliveira

Montadora: Larissa Armstrong

Animações: Rodrigo Amin

Música: Lucas Marcier, Fabiano Krieger, Rogério da Costa Junior, Gabriel Amorim e Cris Ariel

Edição de som e mixagem: Fernando Aranha e Bernardo Adeodato

Preparadora de elenco: Estrela Straus

Produção: 3 Tabela Filmes

Coprodução: Globo Filmes, Camisa Listrada BH e Telecine

Distribuição: Manequim Filmes

Sobre o Diretor – Pedro Amorim

Natural de Brasília, de 1977, formado em Cinema pela New York University, Pedro Amorim dirigiu diversas séries como “O Homem da sua Vida” (HBO), “Cidade dos Homens” (O2) e “Me chama de Bruna” (Fox). Dirigiu longas de sucesso como “Mato sem cachorro” (2013), “SuperPai” (2015) e o recente “Divórcio”, uma das maiores bilheterias do cinema nacional em 2017 e o vencedor na categoria Melhor longa-metragem de comédia na 17ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Seu último longa foi “Eu Sou Mais Eu” (2019), com Kéfera Buchmann, e seus próximos trabalhos são “Carlinhos e Carlão”, protagonizado por Luis Lobianco, “A Próxima Canção”, com Marcelo Serrado, Thati Lopes e Luis Miranda, e o filme e série “Armação Ilimitada”, com André di Biase e Cadu Moliterno, uma continuação da série de TV de grande sucesso dos anos 80.

—————-

Foto: Divulgação