Por Elizabeth Gonzaga Lima (UNEB) – Comissão Organizadora
O Colóquio “Praia…Tambor…e Letras: “O Que É Que a Bahia Tem?” celebra os 40 anos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), assim como a literatura e a cultura baiana. Ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, no Campus I da UNEB em Salvador, trazendo palestras e apresentações culturais que destacam a criação literária baiana plural e ao mesmo tempo única.
O tema do encontro, por um lado, desvela e provoca o imaginário depreciativo sobre a Bahia que vira e mexe ressurge nos noticiários por meio de discursos preconceituosos, mas que são frutos de imagens construídas, por exemplo, pela sarcástica crônica poética de Gregório de Matos no século XVII, traduzidas nos versos, “O que falta nesta cidade…Verdade/ Falta mais que se lhe ponha?… Vergonha”, já Antônio Vieira, no Sermão da Quaresma, em 1654, alerta que na Bahia e no Maranhão até os céus mentem”.
Por outro lado, a partir da década de 1940, as visões aprazíveis e festivas da Bahia irrompem na plangência do violão de Dorival Caymmi em canções como “Você já foi à Bahia?”, “O que é que a baiana tem?” Jorge Amado, contemporâneo de Caymmi, investe em uma literatura miscigenada a partir de uma vasta galeria de personagens que percorrem as ladeiras e casarões do Pelourinho, belas mulheres transpirando erotismo e a presença da religiosidade de matriz africana.
Na contemporaneidade midiatizada, este universo de referências da baianidade é remixado, ressignificado e a representatividade de segmentos invisibilizados emergem com a força poética dos saraus nas periferias, das páginas às telas, pretos, indígenas, mulheres do centro e da periferia de Salvador reelaboram “O que é que a Bahia tem”. São estas contas de formatos e cores diferentes, ritmos diversos, sejam literários ou musicais que torna nosso evento imperdível para todos aqueles interessados na rica literatura e cultura baianas.
Por isso, destacaremos em nossas palestras este movimento de convergência, convivência e pluralidade cultural nas mesas redondas, “As hispanidades na Bahia”, “Performances Pretas”, “Toda Escritora Baiana…” “Palavras, Mistérios e Patuás!” e “Poesia Preta na Bahia, uma mesa sarau”.
O Colóquio está aberto a um público diverso e interessado na literatura e cultura baianas, desde estudantes e pesquisadores até curiosos e apaixonados pela criação literária e cultural. É uma oportunidade única de expandir o conhecimento, compartilhar perspectivas e estabelecer conexões com pessoas que inspiram interesses semelhantes. Para participar do Colóquio “Praia…Tambor…e Letras: “O Que É Que a Bahia Tem?” e saber mais informações, conferir a programação completa, lista de palestrantes e detalhes das inscrições disponibilizamos o link: https://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/4982?sigla=CPTL&nome=COL%C3%93QUIO+PRAIA…TAMBOR…+E+LETRAS%3A+O+QUE+%C3%89+QUE+A+BAHIA+TEM%3F&tipo=1
Deixar Um Comentário