O Prêmio Salão de Gramado de Design, promovido pelo Salão de Gramado, é considerado “O Oscar do Design do Brasil”, porque celebra as indústrias e os designers que se destacaram pela excelência e criatividade. Tem como proposta promover o setor de móveis e decorações em geral através das indústrias, qualificar e contribuir com a evolução do design autêntico; incentivar e estimular o genuíno que favorece o bem-estar e descobrir novos talentos criativos, visando o futuro e o legado para o setor moveleiro.
Com a idealização e a curadoria da designer gaúcha Marta Manente, o Prêmio Salão de Gramado de Design tem papel fundamental na evolução do segmento moveleiro de alto padrão, a fim de fortalecer e potencializar a ferramenta fundamental para agregar valor ao mercado de design assinado, ao produto e às marcas produtoras.
Foram aproximadamente 150 peças inscritas, vinte e sete foram selecionadas para a 2ª fase e vinte avaliadas para concorrerem ao Prêmio. Os vencedores concorreram nas seguintes categorias: Design com tecnologia emprega à produção; Design com traços contemporâneos; Brasilidade aplicada ao design; Iluminação e objetos de design para casa; Design de impacto positivo e Talento em ascensão.
A avaliação ocorreu em duas etapas, uma seleção remota e a segunda presencial, realizada pelo time composto por; Natasha Schlobach – designer e diretora geral da ADP (Associação dos Designers de Produtos), Eleone Prestes – jornalista especializada em arquitetura e design, Renata Maynart – editora da revista Donna (GZH), Thaissa Wiezel – diretora de desenvolvimento comercial na Tramare Tecidos, Bobby Krell – consultor no mercado de arquitetura e decoração Bobby Krell e pelos designers Leonardo Bueno e Dimitri Locisk.
O júri foi unanime em afirmar o quanto o design brasileiro tem potencial, muitos jovens designers ascendendo ao mercado e se surpreenderam com o que viram, avaliaram e na seriedade da organização e da curadoria do Prêmio.
Os vencedores da categoria ouro receberam o troféu “Olga Krell” (in memorian), a grande dama da decoração no Brasil, uma das idealizadoras da feira Salão de Gramado na sua primeira edição no ano de 1998 e responsável pela criação da revista Casa Claudia e outros títulos, que se tornaram referências no mercado da arquitetura e decoração.
Confira a seguir os vencedores e cada categoria:
Design com tecnologia empregada à produção
Destaque para o mobiliário criado a partir do uso diferenciado de matérias primas tecnológicas; peças feitas com materiais inovadores, sustentáveis e preocupados com o design circular; produtos produzidos com maquinários de alta performance técnica.
——
——
——
Design com traços contemporâneos
Destaque para mobiliário inteligente e de estilo contemporâneo.
——
——
—–
Brasilidade aplicada ao design:
Destaque para mobiliário que possa representar o DNA criativo do Brasil, produtos feitos a mão e peças com materiais nativos ou ancestrais.
——-
—–
O Troféu Ouro desta categoria, a comissão julgadora definiu por não premiar os projetos finalistas, por nenhum ter atendido 100% os requisitos solicitados no regulamento do prêmio.Importante ressaltar que, o júri foi soberano sob qualquer decisão técnica deste evento.
—–
Prêmio Menção Honrosa à categoria Brasilidade aplicada ao design
—–
Iluminação e objeto de design para casa
Destaque para peças de iluminação ou objetos decorativos de design que representem o novo design brasileiro
Troféu Ouro vai para o projeto: Luminária Bilboquê
Criada pela designer Beth Hargreaves
Produzido pela Indústria Carpintaria Juiz de Fora
——
Troféu Prata vai para o projeto: Linha Texturas
Produzido pela Indústria Henkel 3Decor
——
O Troféu Bronze desta categoria: a comissão julgadora definiu por não premiar nenhum dos projetos finalistas por não atenderem 100% dos requisitos solicitados no regulamento do prêmio.
—–
Prêmio Menção Honrosa
De designer Pâmela Oliveira
Produzido pela Indústria Monterraro
—–
Design de impacto positivo
Destaque para mobiliário que represente a mudança positiva das vivências atuais pós pandemia, sejam em espaços residenciais ou corporativos, peças que favoreçam a inclusão social ou que gerem impacto positivo no uso das pessoas que necessitam de mobiliário especial.
Criado pelo designer André Vitarelli
Produzido pela Indústria Di Brianza
—–
O Troféu Bronze vai para o projeto: Tapete Cabaça
Produzido pela Indústria Trapos e Fiapos
—–
Troféu Prata vai para o projeto: Chapeleira Clio
Produzido pela Indústria Infinity Studio Design
——
Talento em ascensão
Destaque em lançar novos talentos no mercado. Direcionado à jovens designers formados com até 25 anos de idade com propostas inovadoras. Esta categoria contou com a votação aberta do público além da pontuação do júri técnico.
Criada pela jovem designer Caroline Costi
Produzido pela Suffa Ind. De Móveis
—-
Talento em ascensão – Menção Honrosa
Destaque para talentos femininos no mercado criativo, direcionado a qualquer idade. Projetos de produtos de designers mulheres que representam o setor de design, mobiliário ou decoração de alto padrão. Esta categoria também contou com a votação aberta do público através das redes sociais, além da pontuação do júri técnico.
Criada pelas designers Francine Bortoli e Yamara Del Ben
Produzido pela Indústria Arcidealle
—-
Projeto: Sofá Niotho
Produzido pela Suffa Ind. De Móveis
—–
Todos os produtos finalistas ficarão em exposição na mostra de design, que foi realizada durante a 9ª edição do Salão de Gramado de 5 a 8 de junho, no pavilhão Serra Park.
Deixar Um Comentário