A Paraíba começa o aquecimento para o Maior São João do Mundo neste final de semana, dias 27 e 28 de maio. A Usina Cultural Energisa, que fica em João Pessoa, completa 20 anos esse mês e, para celebrar a data, promoverá o Esquenta Viva Usina. O evento terá uma programação multicultural, que vai da exposição de obras à apresentação de palhaços, passando, é claro, por shows de forró. Além de marcar as duas décadas do aparelho cultural, a iniciativa também tem o intuito de festejar a cultura tipicamente paraibana.
Iniciando a programação, no dia 27, a Usina inaugura uma exposição sobre os 20 anos, que traz muito da tradição e arte produzidas na Paraíba. O grafiti do artista The Arruda também fará parte da celebração. E para quem quer dançar, às 20h, na Tenda da Música, a cantora Luana Flores convida as mestras Ana do Coco e Vó Mera. Já às 22h, será a vez do público assistir a apresentação da banda Funkeria na sala Vladimir Carvalho.
No domingo, dia 28, a Usina será palco do show dos Gonzagas com a dupla de repentistas Juzé e Lukete. Os dois são conhecidos do público em todo o Brasil pela participação na novela Mar do Sertão, da TV Globo. O encontro para lá de animado começa às 19h, na Tenda da Música. Mas o esquenta para o show ficará a cargo da família Los Iranzi, que vai levar palhaçadaria para adultos e crianças ao Palco Bonde, às 17h.
Além das atrações culturais, o público poderá passear e provar quitutes na Feirinha de Gastronomia e Artesanato, que estará aberta todo o final de semana, a partir das 15h00. E o ingresso para aproveitar todas essas atrações e já começar os preparativos para os festejos juninos é 1kg de alimento não perecível. A arrecadação com essa ação social será integralmente destinada para as comunidades de João Pessoa, através da Cufa, a Central Única das Favelas.
“Temos muito orgulho do legado que a Usina Energisa tem construído na Paraíba ao longo desses 20 anos, com atividades alinhadas com processos educacionais e compromissos públicos do Grupo Energisa para o desenvolvimento sustentável. São duas décadas acreditando, fomentando e incentivando a rica cultura e os artistas paraibanos, por meio de um espaço democrático que recebe e dá protagonismo às mais diversas expressões artísticas, do sertão ao litoral”, afirmou Marcio Zidan, diretor-presidente do grupo Energisa na Paraíba.
Viva Usina
As celebrações pelos 20 anos da Usina Cultural Energisa não terminam nesse final de semana. O evento também marca o lançamento do projeto Viva Usina. A iniciativa vai escolher artistas e produtores culturais paraibanos para ocupar a Usina com muita criatividade de julho a novembro. A expectativa é que o projeto gere 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e um público estimado de 45 mil pessoas.
Os interessados podem enviar as propostas até o dia 31 deste mês através do site. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp. A análise das propostas ocorre de 1º a 18 de junho e o anúncio dos vencedores sai no dia 19. Um júri composto por agentes culturais de diversas regiões do estado nas áreas que o edital contempla vai analisar os projetos. No total, 142 propostas serão escolhidas.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.
20 anos da Usina
A Usina Energisa tem sido uma referência na promoção e valorização da cultura na Paraíba e já foi palco de grandes eventos como Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport); Festival Mundo; a Mostra Cinema e Diretos Humanos; festivais de cultura popular como o Festival de Forrozeiros e do Japão, e o tradicional Natal na Usina que, em 2023, chega a sua 10ª edição.
“Entendemos que nosso papel vai muito além do fornecimento de energia, perpassa a inserção na sociedade e a contribuição para o desenvolvimento do estado e suas vocações, entre elas, a cultura, que é referência no país. Hoje, além de uma programação multi linguagem, a Usina oferece oportunidades para os nossos artistas, para a geração de renda, lazer, conhecimento, entre outras entregas importantes para o povo paraibano”, diz Marcio Zidan.
Desde sua fundação em 2003, estima-se que quase 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente com a programação da Usina nos últimos 20 anos. Considerada umas das principais vitrines da cultura paraibana, o local apoia e ocupa seus espaços culturais com editais de cessão gratuita e projetos incentivados por Leis de Incentivo à Cultura.
Veja a programação completa de aniversário:
Sábado, dia 27:
15h – Abertura da Feirinha de Artesanato e gastronomia e galeria de artes
20h – Show de Luana Flores convidando Mestra Ana do Coco de Mestra Vó Mera (tenda da Música)
22h – Show de Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)
—–
Domingo, dia 28:
15h – Abertura da feirinha de artesanato e gastronomia
15h – Abertura galeria de artes
16h – Apresentação de circo Los Iranzi
19h – Os Gonzagas + Juzé e Lukete
Deixar Um Comentário