A última Sexta-feira, 28, foi de festa, alegria e aprendizagem no Centro de Excelência Walter Franco, na cidade de Estância. A escola recebeu o lançamento da VII Tour O Enem é Pop, do professor Fabiano Oliveira. O mestre em Linguística apresentou pela primeira vez em terras sergipanas o novo repertório da aula show para Enem que traz dicas de Língua, Literatura e Redação através de paródias pedagógicas. O projeto é sucesso nacional, tendo sido lançado em matérias na Rede Globo de Televisão. Vale ressaltar que antes de lançar aqui no estado, o professor já tinha levado a nova tour para o estado do Ceará.

A sala de aula itinerante

A sala de aula do professor Fabiano Oliveira é o Brasil. Depois de Estância, a viagem segue para Arauá, Umbaúba, Nossa Senhora de Aparecida e diversas cidades de outros estados, principalmente, no segundo semestre. “Vou amadurecer o repertório aqui em Sergipe e em seguida parto para outras regiões do país, quero levar leveza e muitas dicas através de minha forma de ensinar”, diz.  No ano passado, a turnê foi lançada Em Sobral, no Estado do Ceará, o que coloca Fabiano como referência em Educação Pública no Brasil.

A aula lúdica com música, teatro e linguagem tecnológica

Espetáculo pedagógico do professor Fabiano Oliveira – Fotos: Arquivo Pessoal Fabiano Oliveira

O espetáculo pedagógico do professor traz a BNCC de forma diferente. Fabiano aposta na prática pedagógica com o lúdico. “Aprender pode ser doloroso a depender da forma como seja feita, por isso, penso em práticas que me deixariam feliz como aluno”.  Desta forma, a nova turnê O Enem é Pop vem mais lúdica, onde o conteúdo se mistura com brincadeiras. “Quando se está brincando o cérebro da criança ou do adolescente libera a dopamina, hormônio do prazer, que deixa o estudante com a atenção ativada. Assim, sua capacidade de aprender é muito maior, já que a satisfação de ganhar e vivenciar algo novo libera o hormônio da felicidade no organismo. Neste momento, a atenção é retida e a fixação acontece com maior facilidade. Mesmo diante das críticas, acredito no que faço e na fundamentação que uso”, afirma Fabiano Oliveira.

O repertório da BNCC e os canções parodiadas

Estudantes participam ativamente da aula-show do professor Fabiano Oliveira

Para 2023, Fabiano preparou diversas novidades, dentre elas o repertório cheio de hits mundiais. Todos os principais conteúdos do Enem recebem versões pedagógicas feitas pelo próprio professor. “O repertório é feito com base na BNCC e selecionado de forma criteriosa, cada música é uma aula por si só, visto que a letra da versão é feita para que o aluno tenha um direcionamento, um caminho e acertar a questão”, ressalta.

No setlist da turnê estão artistas como Beyoncé, Marília Mendonça, Anitta, Sia, Miley Ciryus, Pablo, Timbalada, Xuxa, Maraia e Maraísa, num misto de músicas atemporais que são cantadas do início ao fim pelos alunos da escola pública. “Quero levar uma nova forma de ensinar e aprender. A aula show ajuda a fixar os conteúdos vistos em sala de aula, o lúdico faz com que o cérebro ative substâncias que despertam o interesse do estudante”.  Nos últimos 7 anos, cerca de 40 mil alunos já tiveram a oportunidade de assistirem a aula-show do educador.

“Quero levar uma nova forma de ensinar e aprender. A aula-show ajuda a fixar os conteúdos vistos em sala de aula, o lúdico faz com que o cérebro ative substâncias que despertam o interesse do estudante”, revela.

O projeto para 2023

O Enem é Pop ganhou esse nome para popularizar ainda mais a prova do Exame Nacional do Nível Médio, além de dar uma identidade visual para a aula-show.  O espetáculo pedagógico conta com 20 versões inéditas, todas de autoria do próprio Fabiano. “Esta é uma de minhas preocupações, gosto de levar versões inéditas, produzo em todos os lugares, a ideia é reinventar sempre para que os estudantes saiam felizes da aula”, disse. 

Conforme o professor, para quem quer estudar e aprender de forma diferente, ele gravou um CD no Teatro Tobias Barreto e já está disponível no instagram @proffabianooliveira e no site suamúsica.com. Sons do Enem conta com 18 canções que trazem conteúdos como Realismo, Modernismo, Tipologias e Sintaxe. Tudo isso de forma gratuita para os estudantes sergipanos e brasileiros. O CD Sons do Enem foi dirigido pelo produtor musical e cantor Moah Ribeiro.

Os conteúdos do Enem

Tipologias textuais, gêneros textuais e todas as escolas literárias, além da tão temida redação, estão no espetáculo que une aprendizagem e música. Para este ano, algumas apostas são as versões “Parnasiano do Arrocha”, baseada na música “Bilu, Bilu”, do cantor Pablo; ‘É o fim do simbolismo, moço”, baseada em Medo bobo, de Maraia e Maraísa e “Eu falei sei de cor”, que tem como tema a música “Faraó”, de Margaret Menezes. As canções paródias trazem os conteúdos Parnasiano, Simbolismo e Barroco respectivamente e já são consagradas nas aulas do professor. 

A turnê do Projeto O Enem, o Sonho & Você já passou por diversas cidades, dentre elas Belém do Pará, Fortaleza e Sobral, cidade referência em Educação. Em 2023, no segundo semestre, Fabiano fará aulas shows diversos estados, levando as práticas pedagógicas para outras terras e com muita fundamentação pedagógica. “Quero levar gramática e literatura de forma leve e prazerosa, num momento tão tenso como o do Enem”, quero uma sala de aula viva, ativa, prática e que dê vontade de ficar na escola”, destaca.