A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) inicia, neste mês de abril, o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI) referente ao ano de 2023. O ABI (que ocorre nos períodos de fevereiro até novembro, em anos não eleitorais, e até março em anos eleitorais) trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo levar os serviços eleitorais (alistamento, revisão, transferência) a uma parcela do eleitorado que reside em povoados distantes da sede da Zona Eleitoral.
A primeira Zona Eleitoral a ser contemplada com o Atendimento Itinerante será a 5ª ZE, que possui jurisdição sobre os municípios de Capela, Malhada dos Bois, Muribeca e Siriri. O atendimento ocorrerá de 24 a 26 deste mês. “O objetivo é facilitar o acesso aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral aos eleitores que residem em lugares de difícil acesso ou distantes do cartório eleitoral”, lembrou a coordenadora da CRE, Ana Patrícia Franca Ramos Porto.
Segundo a Corregedoria do TRE-SE, o ABI vem obtendo resultados satisfatórios e o calendário de ações 2023 possui agendamentos até o mês de outubro. Todas as operações itinerantes contarão com a presença de um grupo de trabalho que contempla 3 (três) integrantes, com a seguinte composição: uma(um) servidora(or) da Zona Eleitoral do ABI, por designação do Juízo Eleitoral; e duas(dois) servidoras(es) da Corregedoria Regional Eleitoral, por designação da(o) Corregedora(or).
Vale ressaltar que incumbe ao Juízo Eleitoral beneficiado com a oficialização da realização do ABI, mediante a elaboração de portaria, regulamentar as datas e horários do atendimento, o local onde será instalada a unidade móvel, os serviços eleitorais disponíveis (alistamento, revisão, transferência), os documentos a serem apresentados pela(o) eleitora(r), eventual dispensa de pagamento de multa eleitoral e demais situações que a autoridade judicial entender pertinentes.
———————————
Fonte: TRE/SE
Foto: Ascom TRE/SE
Deixar Um Comentário